Gestão

SEIG destaca política de mapeamento de riscos no 6º Workshop de Integridade, Governança e Prevenção à Corrupção

30/05/2023 | 15:00 | 719

Com o objetivo de assegurar que os servidores e responsáveis pela tomada de decisão do Município, em todos os níveis, tenham acesso a informações suficientes quanto aos riscos aos quais está exposta a instituição, a Secretaria Executiva de Integridade, Governança e Prevenção à Corrupção (SEIG) realizou, na manhã desta terça-feira (30), uma capacitação sobre mapeamento de riscos, durante o 6º Workshop de Governança, Integridade e Prevenção à Corrupção de João Pessoa. A apresentação ocorreu de forma remota, através da plataforma Sympla.

Segundo o secretário de Integridade, Governança e Prevenção à Corrupção, Kléber Marques, esses workshops têm, por finalidade, assessorar o servidor na prática de uma política de governança, através da gestão de riscos, promoção da integridade e prevenção à corrupção.

“A gestão do prefeito Cícero Lucena tem sido marcada pelo crescimento da cultura da integridade na Prefeitura de João Pessoa. Desde a criação da SEIG, não paramos de trabalhar em busca da conquista desse propósito, que trará grandes benefícios para toda Prefeitura e, principalmente, para nossa população. Com a criação da política de gestão e monitoramento de riscos, com o trabalho que estamos realizando na implantação do nosso Programa de Integridade, o Farol, que, além de pioneiro, não tenho dúvidas que servirá de modelo para muitos municípios no Brasil”, ressaltou.

Importância da análise de riscos – De acordo com a palestrante e diretora de Governança da SEIG, Tiene Borges, o trabalho executado pela Secretaria é muito importante como garantia de desenvolvimento das melhores práticas de governança e mapeamento de riscos.

“Essa capacitação é uma forma de difundirmos a cultura da integridade, do compliance e da governança no serviço público. A criação de um programa de integridade, promovido pela Prefeitura de João Pessoa, mostra o compromisso com a estruturação de práticas relacionadas à gestão e controles de riscos. Este é um processo contínuo para as organizações públicas, onde elas podem ser mais atuantes na busca por melhores resultados, seja em processos, pessoas e tecnologias”, explicou.

Capacitação do servidor público – Kleber Marques falou ainda sobre a oportunidade de crescimento e valorização do profissional como algo que tem impacto direto nos serviços, engajamento do servidor, oportunidade de crescimento e atualização de todo o sistema público.

“Um processo de sensibilização e conscientização da estrutura sobre a importância da Gestão de Riscos é imprescindível para o fortalecimento e amadurecimento da organização de forma que os diversos níveis de gestão compreendam suas responsabilidades e estejam preparados para atuar de forma clara, orientada e coordenada para o atendimento ao Princípio da Eficiência da Administração Pública, prevenindo a ocorrência de irregularidades e melhorando a qualidade dos serviços públicos prestados à população”, finalizou.