Reta final

Votação para premiação mundial do projeto ‘Você Prefeito nas Escolas’ segue aberta

26/06/2024 | 15:30 | 68

Está na reta final a votação para o 18° Prêmio 2024 – ‘Boas Práticas em Participação Cidadã’, no qual o projeto ‘Você Prefeito nas Escolas’, da Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP), é finalista entre 40 propostas de vários países do mundo. A votação vai até 1° de julho (às 12h GMT) na plataforma ParticipateOIDP.

O prêmio é realizado anualmente pelo Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP) para reconhecer iniciativas exitosas de participação popular.

“É muito importante valorizarmos um projeto como o nosso, pois ele além de destacar o protagonismo infanto-juvenil, colabora com a qualificação dos futuros cidadãos. Essa é uma prática que faz com que o aluno se enxergue como parte não só da escola, mas de toda a cidade. E que ele pode ajudar na transformação de seus territórios, participando e promovendo a possibilidade de ampliar a qualidade de vida de toda uma população. O impacto desse projeto nos impulsiona a estarmos entre os finalistas de todo o mundo”, afirmou o secretário de Participação Popular, Thiago Diniz.

O projeto “Você Prefeito nas Escolas” está concorrendo na categoria ‘Gênero e Cuidado’. Para participar da votação, o usuário deve se cadastrar na plataforma e escolher no mínimo cinco candidatos, caso contrário o voto será invalidado. Na plataforma estão as 40 propostas selecionadas, além das demais práticas inscritas na primeira fase, totalizando 127 propostas com suas respectivas fichas técnicas com traduções disponíveis em inglês, francês e espanhol.

A criação do projeto ‘Você Prefeito nas Escolas’ foi inspirado no programa ‘Você Prefeito’, realizado anualmente pela Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP) na cidade de João Pessoa, focado na realização de audiências públicas para a coleta de propostas e reivindicações dos cidadãos para melhoria da qualidade de vida na Capital.

O secretário Thiago Diniz explica que aplicando a proposta nas escolas, a ideia é despertar o interesse, a visão crítica e a participação dos jovens estudantes, dentro e fora da escola, sobre temas relacionados aos seus interesses como bullying, racismo, sexualidade, intolerância religiosa, protagonismo juvenil, Estatuto da Criança e do Adolescente, autoconhecimento, questões de gênero, convivência e respeito mútuo.

OIDP – O Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP) é uma rede internacional aberta a todas as organizações do mundo com interesse em conhecer, intercambiar e aplicar experiências sobre democracia participativa no âmbito local. O prêmio foi criado para reconhecimento dessas práticas.

O 18° Prêmio 2024 – ‘Boas Práticas em Participação Cidadã’, nessa fase atual conta com a participação de 40 projetos. A avaliação e atribuição das candidaturas foram enquadradas em cinco categorias: Construir Cidades e Territórios mais Democráticos e Pacíficos; Planejamento Urbano e Espaço Público; Gênero e Cuidado; Transição Ecológica e Meio Ambiente e Tecnologia Cívica e Inteligência Artificial.

O 18° Prêmio do IODP e as menções especiais serão entregues aos ganhadores em cerimônia dentro da programação da 23ª Conferência do Observatório “Ameaças Populistas: Construir a Resiliência Democrática com Comunidades Participativas”, programada para acontecer nos dias 17 a 19 de outubro, em Valongo, em Portugal.