Balanço

Sedurb realiza mais de 3,8 mil podas e dá novo ritmo ao serviço na cidade

03/09/2021 | 10:00 | 664

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) conseguiu dar um novo ritmo às ações de poda na Capital. De janeiro a agosto deste ano a Diretoria de Paisagismo da pasta realizou 3.891 intervenções em praças, ruas, escolas, creches e principais corredores da cidade. O número representa 700% a mais que o realizado no ano passado. Por meio desse serviço, a Prefeitura garante o crescimento saudável das nossas espécies e mais segurança para a população, com a prevenção de queda de árvores.

Entre os principais corredores que receberam as ações estão Avenida Panamá e Avenida Cajazeiras (Bairro das Indústrias), Avenida Camilo de Holanda (Torre), Avenida Inspetora Emília Mendonça, ladeiras do Rangel e Valentina, Três Ruas (Bancários), além da limpeza de mais de 1.000 coqueiros na orla urbana da cidade. Entre as praças da cidade que receberam as ações, estão as praças da Independência (Tambiá), da Paz (Bancários), da Conquista (Padre Zé), São Gonçalo (Torre), Pedro Gondim (Torre), entre outras. Mais de 30 escolas e creches também foram contempladas com o trabalho da Sedurb.

As ações são realizadas a partir de visitas técnicas das equipes da Secretaria, solicitações da população que chegam via Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e demandas do Poder Legislativo. “Foi nossa prioridade desde o início do ano dar celeridade a essas demandas reprimidas, atrasadas de muito tempo e, felizmente, estamos conseguindo. Além de possibilitar segurança para a nossa população, estamos cuidando dos nossos espaços públicos”, explicou Fábio Carneiro, secretário da Sedurb.

O trabalho conta com o apoio da Semam e da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Em alguns casos se faz necessário o auxílio da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob). “A Semam atende às solicitações da população e encaminham engenheiros ambientais para vistoriar e emitir os laudos técnicos, que estabelecem como a poda deve ser executada com a devida segurança. Após a execução por parte da Sedurb, a Emlur recolhe as podas. Quando vamos trabalhar em alguma rua ou avenida, contamos com o suporte da Semob para a interdição do trânsito e orientação aos motoristas”, explicou Jair Soares, diretor de Paisagismo.

Solicitações – A população pode solicitar o serviço de podas pelo telefone 3264-1680, de segunda a quinta, das 8h às 15h.