Balanço

Sedurb realiza ações de paisagismo e executa mais de 2.800 podas de árvores este ano

31/12/2018 | 10:00 | 2278

Dando continuidade à proposta de garantir a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, bem como a segurança da população, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), desenvolve diariamente um trabalho intensificado de paisagismo. As ações envolvem preparação do solo para o plantio, cuidado com a vegetação dos canteiros e praças e também a execução de podas preventivas. Em 2018, a Secretaria executou mais 2.800 podas de árvores e já revitalizou o paisagismo de diversas localidades, além de realizar periodicamente o suporte às áreas verdes já existentes na cidade.

Esse trabalho é realizado através da Diretoria de Paisagismo da Sedurb (Dipai) que, de segunda a sexta, atua na preservação e elaboração dessas áreas. Entre janeiro e novembro o setor renovou o paisagismo de vários corredores. Entre as áreas beneficiadas estão as praças Pedro Américo e Castro Pinto, as rotatórias do Geisel e do Bessa, a Avenida Beira Rio, toda a extensão do canteiro da Avenida João Machado, além da execução do paisagismo dos residenciais entregues pela PMJP este ano, como o Novo Bairro São José.

Além das podas, a Sedurb também realiza periodicamente a limpeza de coqueiros (palmáceas) das orlas urbanas e das principais avenidas. Até a última semana de novembro, 275 espécies foram limpas pela Secretaria. “São ações de extrema importância não só para o meio ambiente, mas também para a segurança da nossa cidade. Esse trabalho preventivo evita a queda de árvores e assegura a beleza das áreas verdes do município de João Pessoa”, destaca Sérgio Chaves, diretor de paisagismo da Sedurb.

Solicitação de podas – A Sedurb é responsável pela execução de podas, mas a solicitação deve ser feita através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), que autoriza o serviço e especifica como ele deve ser realizado, por meio de laudo técnico. Para solicitar o serviço, basta entrar em contato com a equipe do controle ambiental da Semam, através do telefone 3218 – 9208, das 8h às 17h. Durante a semana, o setor possui o plantão para o caso de alguma árvore eventualmente cair. De segunda a quinta é possível entrar em contato até as 22h pelo mesmo telefone (3218 -9208). Já na sexta, sábado e domingo, o plantão do setor se estende até 2h da madrugada. Nesses casos emergenciais, a Sedurb e a Semam contam com o auxílio da Defesa Civil, por meio do 0800 285 9020 (plantão 24h).

Mais Verde – O Novo Horto Municipal, localizado nas Três Ruas, nos Bancários, abriga o cultivo de 50 mil mudas, de 85 espécies diferentes. As plantas cultivadas serão distribuídas por toda Capital. A intenção da PMJP é, além de beneficiar o paisagismo da Capital, auxiliar na recomposição de matas ciliares, encostas e margens de rios. As plantas já estão sendo cultivadas e, em 2019, todo o paisagismo da cidade poderá ser beneficiado. “O Novo Horto também vai tornar João Pessoa autossuficiente no que diz respeito à produção de plantas ornamentais”, ressalta Sérgio Chaves.