Cuidando do meio ambiente
Sedurb inova manutenção e zeladoria de espaços públicos com reaproveitamento de resíduos da construção e gera economia
11/05/2022 | 09:00 | 805
Pensando na adoção de práticas sustentáveis para colaborar com a preservação do meio ambiente, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) vem adotando o reaproveitamento de resíduos da construção na realização dos serviços executados nos logradouros públicos em João Pessoa.
De acordo com o secretário Fábio Carneiro, a ideia surgiu da Divisão de Manutenção e Zeladoria, que enxergou na prática, uma forma de diminuir os custos com os reparos e serviços realizados.
Fábio Carneiro explicou que uma das técnicas utilizadas consiste no reaproveitamento de placas de publicidade para a confecção de calhas de zinco. Ele lembrou que anteriormente esse material era simplesmente descartado e levado para o aterro sanitário.
Um dos locais que receberam recentemente a intervenção é o Mercado de Cruz das Armas. “Estamos reutilizando as placas das obras já inauguradas e transformando-as em calhas. Além de estar em perfeito estado, o material utilizado na calha apresenta uma impermeabilização ainda maior por causa da pintura aplicada”, destacou.
Um outro exemplo citado pelo secretário é a confecção de novos reparos das válvulas de descarga de banheiros a partir de itens anteriormente descartados, como é o caso dos canos e conexões de PVC. “Além de promovermos o conserto dos vazamentos e evitarmos eventuais furtos, as válvulas adaptadas possibilitam uma economia média de 3 litros de água a cada descarga dada, o que no final do mês totaliza uma marca considerável”, disse o secretário.
O chefe da Divisão de Manutenção e Zeladoria, Júnior Batista, disse que a iniciativa vem dando certo e garantindo mais agilidade na execução dos serviços realizados pela Secretaria.
Ele destacou que ferros de demolição estão sendo reaproveitados para a confecção de placas de alvenaria utilizadas em sistemas de esgoto, praças e calçadas. “Pegamos os ferros retorcidos de demolição e damos uma nova utilidade ao material, garantindo a sua utilização da melhor maneira possível. Além disso, estamos promovendo uma economia aos cofres municipais, sem comprometer a qualidade do serviço”, arrematou Fábio Carneiro.
Solicitações – A população pode solicitar as ações de manutenção e zeladoria entrando em contato com a Sedurb pelo telefone 3218-9300 ou e-mail ascomsedurb@gmail.com. Os pedidos são anexados ao cronograma periódico da pasta e atendidos conforme a urgência de cada situação.
-
Texto: Alexandre Freire
Edição: Andrea Alves
Fotografia: Sedurb/Divulgação -
Secretarias
sedurb -
Tags
economia espaços públicos manutenção reaproveitamento de resíduos da construção sedurb serviços zeladoria