Sedurb inicia ordenamento e regularização dos feirantes no Mercado do Bessa

10/02/2021 | 15:30 | 914

Dando continuidade às ações de organização nos mercados públicos da Capital, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) iniciou a regularização e o ordenamento dos feirantes que comercializam no Mercado do Bessa. A partir do cadastro dos comerciantes junto à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a pasta vai viabilizar a padronização e a definição do espaço apropriado para comercialização dos produtos por esses profissionais.

Nesta quarta-feira (10), a Sedurb promoveu um encontro com 63 feirantes, para iniciar o recadastramento e o processo de organização da feira no Mercado. “O nosso objetivo é padronizar todas as bancas. Começamos com o Mercado do Bessa, que será um projeto piloto, a ser ampliado para os demais mercados. Como durante muito tempo essas ações de ordenamento estiveram paradas, a população tem sofrido com problemas como obstrução dos corredores e ocupação desordenada das calçadas”, explicou o secretário executivo da Sedurb, Ubaldo Pequeno.

Esse trabalho já vem sendo realizado gradativamente em outros mercados, a exemplo das ações que a Sedurb tem executado na Feira de Oitizeiro. “A nossa meta é reestruturar os mercados da cidade. Por compreendermos que o trabalho desses feirantes é essencial para a nossa economia, vamos agilizar a regularização dessas pessoas e ordenar o espaço, proporcionando um melhor convívio para os comerciantes e frequentadores do local”, reiterou Ubaldo.

Na ocasião, os comerciantes também relataram as principais dificuldades que têm enfrentado para trabalhar no local. De acordo com eles, durante o final de semana, feirantes de outras localidades se instalam no Mercado e ocupam indevidamente o espaço deles. Diante disso, a Sedurb vai intensificar a fiscalização no local. “Também constatamos esse tipo de problema em Oitizeiro e já estamos solucionando com um trabalho educativo. Faremos o mesmo no Bessa, para disciplinar o uso de solo público”, reiterou o secretário.

Orientação – A Sedurb tem orientado todos os feirantes a procurar a Secretaria para se regularizar junto à PMJP. Esses profissionais devem se encaminhar ao anexo da Secretaria, localizado no primeiro piso da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), no José Américo de 08h às 12 e 13h às 17h. Basta portar RG, CPF, comprovante de residência e certidão negativa de tributos municipais. A intenção é verificar a situação deles, a depender do local onde estão exercendo duas atividades e disciplinar o uso do espaço público. Mais informações pelo fone: 3218-9300.