Comércio organizado

Sedurb inicia ordenamento da Feira do Grotão e realiza cadastro de comerciantes

29/06/2021 | 13:00 | 1593

Dando continuidade às ações de ordenamento nas feiras livres, mercados públicos e shoppings populares, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) iniciou o cadastramento dos feirantes que comercializam na Feira do Grotão. O trabalho foi realizado, inicialmente, a partir de vistorias realizadas pelas equipes da pasta na localidade e, em seguida, por meio de notificações. O serviço permitiu que 148 comerciantes fossem cadastrados junto à Prefeitura.

“Estivemos na Feira em vários sábados, para analisar as necessidades do espaço e viabilizar o ordenamento. Todos os comerciantes foram notificados a comparecer no anexo administrativo da Sedurb, localizado no primeiro andar da Cecaf, no José Américo e, 148 compareceram para se cadastrar e dar início ao processo de regularização da atividade na Prefeitura. Um número satisfatório e, todos estão cientes da necessidade de cumprimento das normas estabelecidas pela pasta, para o melhor aproveitamento do uso do solo público”, explicou José Carlos Rodrigues, diretor de Serviços Urbanos.

Esse trabalho de ordenamento e cadastramento nas feiras, mercados e shoppings populares vem ocorrendo desde o início do ano, de maneira intensificada. As equipes da Sedurb já passaram pelos shoppings populares 4&400 e Terceirão, Mercado do Bairro dos Estados, Mercado Central, Rangel e outros. Mais de 800 comerciantes já deram entrada no processo de cadastramento por meio desse serviço.

“Esses espaços têm sido nossa prioridade desde o início. Estamos garantindo a regularização desses trabalhadores e, por meio do ordenamento, assegurando questões importantes, como a acessibilidade e a segurança dos consumidores que frequentam esses locais. Também temos intensificado, por meio das equipes de manutenção, os serviços de zeladoria nessas localidades”, destacou Fábio Carneiro, secretário de Desenvolvimento Urbano.

Importante lembrar que todo comércio desenvolvido em área pública necessita de autorização da Prefeitura, bem como seguir todas as normas estabelecidas no Código de Postura do Município. A Sedurb reforça o pedido aos comerciantes informais que procurem a pasta para se regularizar. É necessário portar RG, CPF, comprovante de residência e certidão negativa de tributos municipais. Basta se encaminhar ao anexo da pasta, localizado no primeiro andar da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), no José Américo, das 8h às 14h.