Aprovados em concurso

Sedurb inicia capacitação para agentes de controle urbano da Capital

03/06/2019 | 11:44 | 3048

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) iniciou nesta segunda-feira (3) a I Capacitação para os Agentes de Controle Urbano. O curso tem como objetivo garantir que o exercício das atividades dos servidores aprovados no concurso público seja pautado pela ética, competência e profissionalismo. O treinamento envolve aulas práticas e teóricas, que serão desenvolvidas em uma carga horária total de 72 horas.

A abertura da I Capacitação aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM). Foram convidados para a mesa de abertura o vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Junior, a secretária adjunta de Desenvolvimento Urbano, Vaulene Rodrigues, o comandante da Guarda Municipal, Diogo Guedes, o procurador-geral do Município, Adelmar Régis, Fernanda Mesquita, servidora aprovada no concurso e  representante da categoria e da coach Iza Heráclito, que ministrou a palestra ‘O poder de Realizar’.

O vice-prefeito destacou a importância do cargo de agente de controle urbano para o município. “Não se trata de uma tarefa fácil, mas de extrema importância para o exercício da cidadania. Vocês a partir desse momento serão capacitados para lidar diretamente com a população, convivendo com as diferenças e trabalhando para o cumprimento da legislação municipal”, destacou Manoel Junior.

Na ocasião, a secretária adjunta de Desenvolvimento Urbano ressaltou a importância desse momento e reforçou os cumprimentos às mulheres que foram aprovadas no concurso e que a partir de agora vão trabalhar como agentes de controle. “Agradecemos o comprometimento de todas as Secretarias envolvidas na elaboração dessa capacitação e ressaltamos a presença das mulheres que foram aprovadas no concurso e que a partir de agora integram o quadro de servidoras do município. Sejam bem-vindas a administração municipal. Destaco que a elaboração dessa capacitação envolveu um grande esforço coletivo, porque tudo que é inicial,é desafiante, mas contamos com a ajuda de verdadeiros guerreiros que se empenharam para que esse momento acontecesse”, destacou Vaulene Rodrigues.

Também foi lembrada a importância do concurso dentro da administração pública. “Vendo vocês aqui hoje, me recordo do concurso da Guarda Municipal em 2012 e de como esses servidores têm contribuído para a ordem e integridade física das pessoas. Nós vamos atuar lado a lado para fazer a manutenção da ordem pública da cidade”, ressaltou Diogo Guedes, comandante da Guarda Municipal.

O procurador-geral do Município, Adelmar Régis, destacou o papel da Procuradoria no processo. “Nós parabenizamos todos os concursados e ressaltamos que estivemos presentes desde a criação do cargo de agente de controle urbano, que não existia, à realização do concurso público, convocação dos aprovados e, agora, no processo de capacitação”, destacou o procurador.

Após a abertura solene, a mesa foi desfeita para apresentação dos diretores da Sedurb e a apresentação dos setores que atuam na Secretaria. O diretor de Serviços Urbanos, Joubert Fonseca, destacou a importância da Secretaria para o funcionamento da cidade. “Tudo que diz respeito ao uso de solo público passa por nós, além da administração dos mercados públicos, shoppings populares, praças e cemitérios. É um trabalho complexo, mas que com o preparo necessário e comprometimento, é possível exercê-lo em prol da cidadania”, explicou Joubert.

“Esse espaço é de extrema importância para nós, pois vamos poder vivenciar previamente o exercício das nossas funções. Estamos extremamente felizes com essa oportunidade e vamos aproveitar ao máximo as aulas ofertadas”, destacou Fernanda Mesquita, servidora aprovada e representante dos agentes de controle urbano.

Realização – Lembrando que a I Capacitação para os Agentes de Controle Urbano está sendo promovida por uma comissão mista formada pela Sedurb, Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb)/Guarda Civil Municipal, através do Centro de Formação em Segurança e pela Procuradoria-Geral do Município (PGM), por meio do Centro de Estudos Grimaldi Gonçalves Dantas.

Grade – A capacitação vai até o dia 14 de junho, com aulas no período da manhã e tarde, ministradas no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. Serão ofertadas aulas de Direito e Cidadania; Direito Penal; Administrativo; Constitucional; Ética e Direitos Humanos; Psicologia Aplicada ao Trabalho; Espaço Público e Comunidade; Noções de Primeiros Socorros; Planejamento, Coordenação e Ação Operacional; Redação Oficial; Mediação de Conflitos e Comunicação não Violenta; Funções e Atribuições dos Agentes de Controle Urbano. Os servidores terão ainda aula prática trazendo noções de defesa pessoal.