Balanço positivo

Sedurb executa mais de 8 mil podas de árvores ao longo do ano e garante segurança e bem-estar à população

29/12/2022 | 09:00 | 607

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) de João Pessoa executou, ao longo do ano, mais de 8 mil podas de árvores, superando em cerca de 60% o resultado obtido no ano anterior, quando foram realizadas 5.069 intervenções.

O secretário Fábio Carneiro comemorou os números e destacou que pelo segundo ano consecutivo as equipes da Diretoria de Paisagismo (Dipai) conseguem superar o desempenho alcançado no ano anterior.

O secretário lembrou que sequer existiam veículos para realizar o trabalho e que hoje a Secretaria conta com toda estrutura necessária e quatro equipes treinadas e qualificadas.

“No primeiro ano da gestão do prefeito Cícero Lucena superamos em 804% o número de podas executadas em 2020. Agora em 2022, conseguimos bater o nosso próprio recorde e avançamos ainda mais para tentar zerar o déficit que recebemos”, disse.

Fábio Carneiro destacou a importância das intervenções para garantir a segurança e bem-estar da população da cidade. Ele também lembrou que João Pessoa possui uma extensa área verde e por isso necessita de uma atenção especial para manter o equilíbrio arbóreo das inúmeras espécies existentes no município. “João Pessoa é conhecida como uma das cidades mais verdes do mundo, com belos parques e a maior reserva de floresta urbana do país, por isso a nossa dedicação diária e o trabalho intenso nos 64 bairros da cidade”, afirmou.

De acordo com Fábio Carneiro, a estratégia de montar um comitê composto por diversas secretarias e órgãos, como por exemplo, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) contribuiu decisivamente para agilizar o planejamento das ações de poda de árvores.

Já o diretor de paisagismo da Sedurb, Jair Soares, disse que o resultado alcançado pela equipe foi extremamente positivo e reflete a orientação dada pelo prefeito Cícero Lucena e o secretário Fábio Carneiro para a prestação de um serviço à altura da expectativa e necessidade da população. “Estivemos nos quatro recantos de João Pessoa desenvolvendo uma ação muito importante nos principais corredores da cidade, nos parques, praças, escolas e Unidades de Saúde da Família, na orla, bem como nas comunidades e em localidades que antes o poder público não se fazia presente”, observou.

Como solicitar o serviço? – O serviço de podas de árvores pode ser solicitado à Secretaria de Meio Ambiente (Semam) pela população através do telefone 98645-8430, de segunda a quinta-feira, das 8h às 14h. A partir da solicitação, a Secretaria direciona equipes especializadas para vistoriar a área, que vão emitir um laudo técnico para a Sedurb, com a especificação adequada de como o serviço deve ser executado de maneira segura para a população e para a espécie. Já o serviço de recolhimento dos galhos é feito pelas equipes da Emlur.