Serviço
Sedurb executa ação de paisagismo, manutenção e zeladoria na Praça da Independência
01/06/2021 | 10:20 | 3417
![](https://i0.wp.com/www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2021/06/praca-da-independencia-1.jpg?resize=300%2C218&ssl=1)
Um dos mais charmosos e tradicionais logradouros públicos da cidade – a Praça da Independência, no bairro de Tambiá – está passando por uma grande ação de paisagismo, manutenção e zeladoria desde a última semana.
A iniciativa, segundo o secretário Fábio Carneiro, surgiu da necessidade de recuperar esse importante cartão-postal e devolver à população os aspectos paisagísticos do local, um dos mais visitados de João Pessoa. Ele lembrou que a praça, que se encaminha para completar 100 anos em 2022, sem tornou parada obrigatória de visitantes, mesmo em meio à agitação do dia a dia na área central da cidade.
“Além do valor histórico, a Praça da Independência tem uma beleza muito peculiar e se constitui em um dos locais mais aprazíveis da área central de João Pessoa, inclusive, servindo para a realização de ensaios fotográficos, piqueniques ou até mesmo para a contemplação da natureza em plena parte central da cidade”, afirmou Fábio Carneiro.
Mais segurança- O diretor de Paisagismo da Sedurb, Jair Soares, explicou que além de garantir mais qualidade de vida para as espécies arbóreas, as podas realizadas também possibilitarão uma melhor iluminação da praça, o que resulta em mais segurança para quem frequenta o local.
![](https://i0.wp.com/www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2021/06/praca-da-independencia-4.jpg?resize=300%2C218&ssl=1)
Segundo Jair Soares, além do serviço de poda, também estão sendo realizados a recuperação dos canteiros, roço do mato, recuperação da grama, bancos e da estrutura em alvenaria do local. “Essa é mais uma grande ação que realizamos para devolver à cidade um dos seus mais belos cartões-postais”, comentou.
História – Inaugurada em 1922 durante as comemorações do centenário da Independência do Brasil, a Praça foi projetada pelo arquiteto Hermenegildo di Lascio, que se inspirou no traçado geométrico típico francês.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) em 26 de agosto de 1980, o espaço possui uma área de quase 38 mil metros quadrados com árvores, arbustos e plantas herbáceas que representam os vários biomas brasileiros.
-
Texto: Alexandre Freire
Edição: Andrea Alves
Fotografia: Sedurb/Divulgação -
Secretarias
sedes -
Tags
manutenção paisagismo praça da independência sedurb serviço zeladoria