Sustentabilidade

Sedurb e Semam plantam 200 mudas em comemoração ao Dia da Árvore

21/09/2018 | 14:06 | 2203

No intuito de garantir a preservação do meio ambiente, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) comemorou o Dia da Árvore de um jeito especial. Nesta sexta-feira (21) cerca de 200 mudas estão sendo plantadas por toda extensão que compreende o início da Avenida Getúlio Vargas até o final da Avenida Beira Rio. A ação é uma realização por meio de uma parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Municipal de Meio Ambiente (Semam).

“Esta ação é um exemplo de perseverança na luta pela preservação ambiental da nossa cidade, que é uma das mais verdes do mundo. É um presente que deixamos para as próximas gerações, na esperança de que elas zelem por essa flora tão rica que possuimos”, destaca João Furtado, secretário de Desenvolvimento Urbano da Capital.

A PMJP conta com setores especializados para cuidar da preservação e expansão das áreas verdes na cidade. O serviço desta sexta está sendo executado pela Direitoria de Paisagismo da Sedurb (Dipai) e pela Divisão de Arborização da Semam (Divar).“A Sedurb conta hoje com a Diretoria de Paisagismo que trabalha diariamente com ações de paisagismo e poda por toda Capital, assegurando a beleza dos nossos espaços arborizados e a sua manutenção”, reitera João Furtado.

Estão sendo plantadas mudas da espécie ipês, cibipiruna, craibeira e algodão da praia. As plantas são do Viveiro Municipal de Plantas Nativas, de responsabilidade da Semam e do Horto Municipal, administrado pela Sedurb.  Houve um cuidado especial para a seleção dessas árvores. “Todas as plantas são nativas da Mata Atlântica, tem um bom crescimento e já estamos plantando com uma média de três metros de altura, pensando em prevenir ações de vandalismo”, explica Sérgio Chaves, diretor de paisagismo da Sedurb.

Durante o plantio, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Leonel Brizola, localizada em frente à Avenida Beira Rio, também recebeu o plantio de mudas. Na ocasião, os alunos puderam saber um pouco sobre a importância do plantio de árvores e como cultivar essas espécies.

Paisagismo – No que diz respeito à arborização, até o final deste ano, a Semam deve distribuir 40 mil mudas à população. Em 2017, a Secretaria promoveu o plantio de mais de 50 mil mudas de árvores nativas, sendo 40.500 em áreas de mata ciliar (perto dos rios), parques e áreas de proteção permanente. Nas praças, canteiros de ruas e avenidas, escolas, Centros de Referência em Educação Infantil (Crei) e condomínios, foram plantadas 13.260 mudas de árvores. No período de 2013 a 2016, foram plantadas 123.427 mudas.