Diálogo

Sedurb disciplina medidas administrativas e assina Termo de Compromisso com comerciantes do Mercado de Mangabeira

01/02/2019 | 14:00 | 1750

Pensando em garantir o bom funcionamento do Mercado de Mangabeira e assegurar o bem-estar dos frequentadores, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), se reuniu nesta terça-feira (29) com comerciantes do local. O encontro aconteceu no gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), pasta responsável pela administração dos mercados públicos da Capital. Na ocasião, estiveram presentes o secretário da Sedurb, Zennedy Bezerra; Leon dos Santos, administrador do mercado; Maria de Fátima, presidente da Associação dos Usuários do Mercado Público de Mangabeira, comerciantes, além da Diretoria de Serviços Urbanos, a Assessoria Jurídica e o Setor de Arquitetura da Sedurb.

Na oportunidade, foram discutidas medidas que podem melhorar o funcionamento do local, como desobstrução do passeio público do mercado, revisão da rede elétrica do local, padronização do setor de tendas, questões referentes à logística de carga e descarga e melhoria do descarte de lixo. Um ponto também amplamente discutido foi à proibição da venda e/ou aluguel de boxes, bem como a utilização desses espaços como depósito e a não abertura dos mesmos.

“Esse diálogo é fundamental, porque além de ouvir os comerciantes, nós podemos pedir a colaboração deles em relação a alguns pontos extremamente necessários para o bom convívio no local. Nesse primeiro momento estabelecemos, em comum acordo com a Associação e a Administração, as diretrizes que devem pautar a organização do mercado. Em caso de não cumprimento, tomaremos as medidas cabíveis. Lembrando que a nossa intenção não é de prejudicar, mas de melhorar cada vez mais o espaço público”, explicou Zennedy Bezerra, secretário de Desenvolvimento Urbano.

Na ocasião, os comerciantes também fizeram suas solicitações junto à PMJP, como a execução do empraçamento da área externa do mercado, a recuperação da calçada e a implantação de cerâmica no piso do setor de açougue. Em relação a isso, o setor de Arquitetura da Secretaria já está trabalhando no projeto e realizando as orientações necessárias para dar celeridade às ações. “Para nós esse encontro foi muito positivo, porque deixou claro que a Prefeitura pretende trabalhar em parceria conosco. Essa abertura é necessária, até porque temos comerciantes que estão há mais de 20 anos no mercado. Praticamente é a nossa segunda casa, então é importante trabalhar para melhorar o espaço”, destacou Maria de Fátima, presidente da Associação dos Usuários do Mercado Público de Mangabeira.