Etapa municipal

Profissionais do SUAS de João Pessoa se reúnem na Pré-Conferência de Assistência Social

14/07/2023 | 19:00 | 447

Os profissionais dos serviços e programas do Sistema Único de Assistência Social de João Pessoa (SUAS) se reuniram, na manhã desta sexta-feira (14), para realizar a Pré-Conferência de Assistência Social. O momento de diálogo foi promovido pelo Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc).

Os grupos se dividiram nos cinco territórios dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) para debater sobre os cinco eixos: financiamento; controle social; serviços, programas e projetos; transferência de renda e benefícios; e a articulação entre segmentos. Também foi realizado um encontro no Centro Pop I para elaborar propostas sobre as pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social no Município.

“Esse é um momento de preparação para a Conferência, importante porque com um grupo menor nós conseguimos visualizar melhor o que cada território necessita e, dessa forma, elaborar propostas que serão levadas para a Conferência. E nós conseguimos articular a vinda de alguns usuários do serviço, para ouvi-los e saber como a política da assistência pode melhorar em cada território e assim poder efetivar e garantir os seus direitos”, explicou Ana Flávia, coordenadora do Cras Padre Zé.

A 14ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada nos dias 25 e 26 de julho, no Centro Universitário Uniesp. Neste ano, a conferência trará a temática ‘Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos!’. As inscrições estão sendo realizadas de forma online, até a próxima segunda-feira (16), através do link https://forms.gle/HmTLW5Fre3rofnzu8.

Representatividade – Poderão participar da 14ª Conferência Municipal, na condição de delegados, convidados e observadores, pessoas interessadas nas questões relativas à Política Municipal de Assistência Social.

As vagas, no total de 370, serão subdivididas da seguinte forma: 150 vagas para delegados governamentais, 150 vagas para delegados da sociedade civil, 15 vagas para convidados, 10 vagas para observadores, 20 vagas para equipe e comissão organizadora, e 25 vagas para os conselheiros do CMAS, os quais já são conselheiros natos.

As 150 vagas da sociedade civil serão destinadas às entidades não governamentais inscritas e regulares no CMAS, sendo 35 para trabalhadores, 80 para usuários e 35 entidades.