Promoção da cidadania

Prefeitura vai aprimorar e levar mais políticas públicas para o Complexo Beira Rio

07/04/2022 | 19:30 | 836

As políticas públicas, a partir de ações executadas pelo poder público em parceria com a sociedade, buscam proporcionar qualidade de vida para as pessoas mais carentes, tendo como resultados o desenvolvimento e a transformação social. É com essa proposta que representantes da Prefeitura de João Pessoa realizaram, na tarde desta quinta-feira (07), visita aos Escritórios Locais de Gestão (Elos) instalados no Complexo Beira Rio. O objetivo é o fortalecimento das políticas públicas no território.

Esse trabalho é executado por meio da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável (UEP), da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) e do Consórcio responsável pelo Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC) no Complexo Beira Rio.

“Desde as primeiras reuniões com lideranças locais, foi identificado, através de escutas e de mapeamentos com equipamentos públicos no território do Complexo Beira Rio, a fragilidade de algumas políticas públicas”, afirmou  Joelma Silvestre, coordenadora de Aspectos Sociais do João Pessoa Sustentável, executado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Desse modo, a ideia é adotar plantões nas unidades responsáveis pela oferta de serviços de proteção básica, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas). “Isso é uma resposta às solicitações dos moradores no Sistema de Queixas e Reclamações, implantado nos Escritórios”, pontuou.

As visitas representam um primeiro momento, o de planejamento para a operacionalização dos plantões, para identificar a quantidade de dias e técnicos necessários, de salas para os atendimentos e qual tipo de política o território mais precisa. Depois disso, será feito um calendário dos plantões e a divulgação do cronograma junto às comunidades.

“A Sedhuc gere a política de assistência social em João Pessoa, através de programas e serviços que são divididos em proteções sociais. No caso do Complexo Beira Rio, estamos chegando com o Serviço de Proteção Social Básica (SPSB), através dos Cras. A política de assistência em si é para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, por isso é de suma importância”, ressaltou Benicleide Silvestre, diretora de Assistência Social da Sedhuc.

Plano – O Plano de Desenvolvimento Comunitário é baseado em três pilares: sustentabilidade, geração de trabalho e renda e inclusão de gênero. Para a implementação das atividades e ações no Complexo Beira Rio, foram instalados quatro Escritórios Locais de Gestão (Elos). Com equipes multidisciplinares, os Elos também promovem diálogo frequente e transparente com os moradores do território.