Programa Semear

Sedest começa a distribuir mudas de flores ornamentais para agricultores familiares

12/09/2021 | 14:00 | 1568

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) começou a distribuir as mudas de flores e plantas ornamentais para agricultores selecionados pelo Programa Semear, da Prefeitura de João Pessoa. As mudas de helicônias, produzidas no Viveiro Florestal em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), vão incrementar a renda familiar dos agricultores.

Nessa primeira etapa, foram selecionados dez produtores que desenvolvem a Agricultura Familiar nos bairros de Gramame e Engenho Velho, dos quais cinco já receberam mudas de helicônias – 100 mudas para cada produtor –, flor que se adapta muito bem ao clima quente e úmido, e leva seis a oito meses para a primeira floração. Assim, esse primeiro grupo deve colher às flores no mês de março de 2022.

De acordo com o diretor da Agricultura Familiar e Pesca da Sedest, Adriano Vasconcelos, o Semear um programa que reúne vários reúne vários projetos voltados aos produtores rurais familiares do município. “A distribuição das flores e plantas ornamentais é mais uma ação do programa, mas vamos além da distribuição, nós oferecemos também a capacitação e treinamento com acompanhamento técnico, dando apoio em todo o ciclo de cultivo”, explica.

Segundo Zeca Araújo, consultor da Sedest, o objetivo é incentivar a produção de flores, uma atividade que vai contribuir com o aumento da renda dessas famílias. “Nós queremos mostrar ao agricultor a potencialidade da floricultura, que é uma atividade desconhecida para ele, mas que tem muitas vantagens, pois as helicônias podem ser consorciadas com culturas tradicionais a exemplo do milho, do feijão e das hortaliças”, conta.

“Estamos produzindo 13 espécies de helicônias para serem distribuídas. Antes de entregar as mudas nós fazemos uma visita técnica às propriedades para verificar as condições ambientais da área. Nós acompanhamos desde o plantio, orientando os produtores sobre o espaçamento correto entre as fileiras, até os cuidados necessários para o bom desenvolvimento dessas flores”, ressalta Zeca Araújo.

“Eu tinha umas helicônias aqui no terreno, mas como não conhecia e não sabia que tinha valor comercial, a gente cortava e jogava fora. Aí fui selecionado para participar do projeto da prefeitura, minha esposa fez o curso de arranjos florais. Além disso, também podemos vender as flores nas feiras e ampliar nossa renda”, diz Marinézio Batista, de Gramame, um dos produtores que já receberam as mudas de helicônia.

O consultor da Sedest diz ainda que, por ter um bom valor de mercado, as helicônias podem agregar muito à renda familiar dos produtores. “Dependendo da espécie, uma flor dessa sai do produtor com o preço de R$ 2 a R$ 2,50. E se nós pensarmos que em algumas espécies de helicônia cada touceira adulta pode produzir até 80 flores por ano, o retorno para o produtor é muito bom”, finaliza.