Sedes e Movimento Nacional da População de Rua se reúnem para discutir ações

17/01/2020 | 17:02 | 1451

Nesta sexta-feira (17), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) recebeu representantes do Ministério Público da Paraíba, Defensoria Pública Estadual e do Movimento Nacional da População de Rua, para apresentar e discutir políticas públicas voltadas para a população de rua em João Pessoa.

Dentre as ações que serão realizadas neste ano estão um seminário sobre o tema, o censo desta população que será realizado em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a implantação do Comitê intersetorial de acompanhamento da execução da política pública para pessoas em situação de rua e a política municipal, que visam dar maior suporte ao poder municipal para implantar políticas públicas que beneficiem os que estão em vulnerabilidade social.

“Estar na assistência social é uma missão e o mais importante é pensar em quem está em uma situação frágil como as que estão na rua. Pode parecer pouco, mas uma decisão tomada aqui ajuda muito estas pessoas e me coloco à disposição sempre que pudermos ajudar e tenho certeza que teremos ótimos frutos”, frisou Diego Tavares, secretário de Desenvolvimento Social.

O coordenador de políticas públicas do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Valberto Lira, participou da reunião e saiu dela com um balanço positivo, principalmente por saber da realização do censo da população em situação de rua. “Através do núcleo temos nos articulado com as gestões e também com o movimento de pessoas em situação de rua e pastorais, sempre buscando que todos juntos possamos efetivamente buscar concretizações de políticas de proteção desta parcela da população da sociedade. Temos uma parceria junto à administração municipal e a Prefeitura, em parceria com a Universidade, vai fazer esse censo e a partir daí temos muito mais condições e instrumentos para buscarmos a efetivação destas políticas”, destacou.

Vanilson Torres, coordenador da Região Nordeste do Movimento Nacional de População de Rua, também viu como positiva a reunião e considerou João Pessoa uma das cidades que está avançada no tratamento digno às pessoas em situação de rua. “A reunião foi muito positiva, nos trouxeram várias ações que serão implementadas e acreditamos que haverão mais avanços. João Pessoa é uma cidade avançada, que se preocupa com as pessoas de rua. Foi uma conversa franca, de parceiros”, complementou.