Ensino fundamental

Sedec reúne diretores pedagógicos e inicia formação para ampliação dos resultados do programa Geração Alfabetizada

04/05/2019 | 10:02 | 1966

Como forma de ampliar os resultados do Programa Geração Alfabetizada, realizado pela Secretaria de Educação e garantir a alfabetização das crianças na idade certa, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) deu início nesta sexta-feira (3) a um novo ciclo de trabalhos com os profissionais da rede municipal que atuam no ensino fundamental com uma série de capacitações e formação dos professores para que melhorem os índices de aprendizado de português, leitura e matemática. No período da tarde, aconteceu a primeira reunião com diretores pedagógicos e a formação dos professores tem início nesta segunda-feira (6).

O novo ciclo de formação que integra o programa Geração Alfabetizada teve início no mês de abril com um diagnóstico científico do nível de aprendizado das crianças do 2° ano (ano referência do  ciclo de alfabetização) e do 5° ano (ano final do ciclo). Os alunos realizaram provas de leitura, português e matemática para verificar as deficiências das crianças e o resultado serviu de base para a formação que será realizada junto aos professores. Além da capacitação, o projeto prevê também o monitoramento dos resultados.

“Ao final de todo este processo e do  empenho desta gestão com a educação pública na Capital, as crianças que nós recebemos nas creches aos seis meses, estarão alfabetizadas na idade certa e com acesso a um ensino de qualidade. Esse projeto é fundamental nessa busca pela alfabetização de toda uma geração na idade certa, sem pular ou atrasar etapas do processo de ensino e aprendizado. Assim, elas estarão muito mais preparadas para dar seguimento aos estudos e, com certeza, ter um futuro melhor através da educação”, afirmou a secretária de Educação, Edilma da Costa Freire.

Geração Alfabetizada – O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), por meio da Diretoria de Gestão Curricular (DGC). O objetivo é sensibilizar os alunos acerca da importância do estudo da literatura infantil, utilizando métodos e técnicas que envolvam a leitura e a escrita de maneira lúdica, bem como o fortalecimento do processo de letramento no ciclo de alfabetização. O projeto também busca despertar o gosto pela leitura, promover momentos de interação entre os alunos através das histórias contadas, realizar leituras visuais através de gravuras, além de oferecer subsídios para que ao término do ciclo de alfabetização, o aluno possa ler, escrever e interpretar textos, estimular a oralidade e a escrita.

O projeto trabalha de forma integrada todas as disciplinas e demais áreas do conhecimento de maneira contextualizada, sendo o ato de ler e escrever o foco das atividades principais. Ele é acompanhado durante todo o ano letivo e a meta, ao final, é conseguir que os alunos, através do incentivo à leitura bem como a criação do hábito de ouvir as histórias, saibam recontá-las e interpretá-las com coerência, garantindo que ao término do ciclo de alfabetização tenham desenvolvido as habilidades da leitura e da escrita.