Palestras educativas

Sedec realiza formação com inspetores escolares e orienta sobre o retorno das aulas presenciais

31/08/2021 | 18:00 | 839

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), encerrou nesta terça-feira (31) a qualificação e aprimoramento dos inspetores escolares das escolas municipais. A formação aconteceu na unidade de ‘Escola de Formação/Cecapro’, localizado na Avenida Beira Rio.

Participaram das palestras educativas mais de 300 inspetores, que foram divididos em seis turmas. O objetivo foi para orientar, passar instruções, a esses profissionais para esse retorno gradativo das aulas presenciais.

“Para mim, foi muito gratificante ter participado dessa formação porque foi direcionado exclusivamente para nós e nos ensinou muita coisa como regimento escolar, comunicação, como tratar os alunos nesse retorno já que não podemos abraçá-los. É mais um desafio para todos nós e estamos prontos para aprender cada vez mais”, disse a inspetora da Escola Municipal Anayde Beiriz, Dayane Deodato França, que exerce a função há 11 anos.

O evento contou com a participação da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), representada pelas advogadas Tatiana Lacerda, presidente da Comissão, e Silvana Ferreira, vice-presidente, que abordaram temas relacionados à prevenção do bullying na escola, a importância da comunicação não violenta e a gestão de conflitos no ambiente escolar.

Duas outras temáticas foram abordadas nesta formação pelas técnicas da Sedec/Degef, Nilcione Maciel e Andréa Sobreira: as atribuições dos inspetores, e os protocolos de segurança e organização administrativa e pedagógica de prevenção à Covid-19 no retorno das aulas presenciais.

“Os inspetores escolares têm a função essencial de pensar a escola como um espaço coletivo e privilegiado de aprendizagens e precisa se perceber enquanto agente facilitador no processo de interação entre estudantes e equipe gestora no cotidiano escolar, pois eles são responsáveis pela organização dos espaços, a manutenção de regras de convivência grupal e o acolhimento alunos e familiares, visando o favorecimento das atividades pedagógicas”, explicou a diretora da Escola de Formação, Nilcione Maciel.