Até sexta-feira
Sedec prorroga período de inscrições para seleção interna de diretores escolares
26/10/2023 | 10:00 | 1253
A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), prorrogou até sexta-feira (27), às 18h, o período de inscrições para a Seleção Interna de Diretores Escolares, para as funções de diretor administrativo e diretor pedagógico das unidades de ensino da Rede Municipal da Capital, além da formação de banco de reserva de recursos humanos. As inscrições devem ser feitas pelo link https://diretores.funetec.com.
Para exercer a função de diretor de administrativo será exigido que tenha nível superior, com pós-graduação na área de atuação, ou área de Educação, ou área afim. Para o diretor pedagógico é necessário ter Licenciatura Plena em Pedagogia com pós-graduação na área de Educação ou em área afim.
Inscrição – O candidato deverá enviar arquivo digital, como imagem em PNG, JPG, JPEG, TIF ou arquivo em PDF, através de upload, dos seguintes documentos: documento oficial de identificação (RG ou outro documento oficial com foto); CPF; comprovante de quitação das obrigações eleitorais (certidão expedida pelo cartório eleitoral ou comprovante de última votação); certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, em caso de candidato do sexo masculino; declaração pessoal de que não sofreu condenação definitiva por crime ou contravenção nem penalidade por força de procedimento administrativo disciplinar, cível ou criminal no quadriênio anterior à realização deste processo (conforme modelo presente no Anexo VII do edital).
Também será necessário o arquivo digital do diploma de graduação (frente e verso); diploma de pós-graduação em nível mínimo de especialização na área de atuação, na área de educação, ou área afim (frente e verso); comprovação de cumprimento do estágio probatório por meio de documento comprobatório ou ficha funcional emitida pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Secretaria de Administração (Sead) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (solicitar via 1Doc); Na hipótese de não haver candidatos para compor o ‘Cadastro de Candidatos Aptos à Função de Confiança de Direção Escolar’ (CCAFCDE) para ocupar a função vaga, excepcionalmente um diretor substituto interino será nomeado pelo chefe do Executivo Municipal para completar o mandato de seu antecessor, observados os requisitos legais.
Etapas – O Processo Seletivo contará com seis etapas, que são: inscrição; análise curricular; curso de formação de diretores de 40h; prova de conhecimentos específicos, relativos à função de diretor; entrevista individual; e consulta à comunidade escolar a partir da apresentação da proposta do Plano de Gestão Escolar.
Diretor Administrativo – Umas das funções será realizar a supervisão dos serviços de manutenção, organização da escola, vigilância e serviços gerais na unidade escolar; receber e atestar o fornecimento da alimentação da merenda escolar e garantir um padrão de qualidade para as refeições servidas na unidade escolar, conforme orientações nutricionais estabelecidas pelos órgãos competentes; receber materiais didáticos e outros, oriundos da Sedec, atestar seu recebimento e distribuí-los, em tempo hábil, aos estudantes e professores, assim como materiais de expediente e outros que venham subsidiar o funcionamento da unidade escolar; entre outras funções.
Diretor Pedagógico – Tem como funções coordenar e acompanhar o processo de organização das turmas dos alunos; fornecer informações aos pais, às mães ou responsáveis sobre o trabalho realizado junto aos alunos, a frequência e o rendimento escolar destes; orientar as equipes de trabalho sobre a renovação de matrícula e matrícula de alunos novatos; providenciar a comunicação imediata ao Conselho Tutelar, nos casos de identificação de violência doméstica ou de suspeita de abuso e violência sexual de crianças e adolescentes; entre outras.
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Texto: Alexandre Quintans
Edição: Andrea Alves
Fotografia: Kleide Teixeira -
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