Inclusão

Sedec firma parceria com Associação Paraibana de Psicopedagogia para promover ações nas escolas municipais

24/03/2022 | 14:30 | 1194

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP) por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), firmou uma parceria, nesta quinta-feira (24), com a Associação Brasileira de Psicopedagogia – Núcleo Paraíba (ABPq – Núcleo Paraíba) para a implantação do ‘Projeto Social Autoria não Tem Idade’. As atividades estão previstas para começar em abril.

O objetivo é desenvolver atividades de ações sociais na área de atendimentos e intervenções no campo da psicopedagogia, tanto clínica como institucional na rede municipal, contribuir para os processos de inclusão escolar e social dos alunos, colaborar para a melhoria do desempenho acadêmico dos participantes do projeto, entre outros.

Serão atendidos alunos maiores de 60 anos que estejam matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), alunos com deficiência, professores da Educação Básica, além de familiares atendidos pelo Projeto Social.

“Você pai, você mãe, pode ter certeza que sempre estaremos com um olhar voltado para cuidar de você e do seu filho. E essa parceria nos deixa feliz por sabermos que esse acompanhamento que será dado vai melhorar não só o desenvolvimento escolar, mas também social do aluno”, disse a secretária de Educação de João Pessoa, América Castro.

A metodologia e proposta de intervenções foi dividida em duas linhas de ações. Para a linha 1, ‘Promoção e aprendizagem’, a atuação se dará no âmbito institucional, atendendo os públicos de interesse.

Serão formados quatro grupos de ‘Atendimento Psicopedagógico’ com metodologias distintas, mas todas com foco no desenvolvimento da autoria do pensamento, autonomia, criatividade e desenvolvimento das potencialidades dos sujeitos envolvidos.

A linha 2, ‘Tratamento Psicopedagógico’, o atendimento será feito de forma individual onde será feita uma avaliação, encaminhamento e intervenção individual psicopedagógica. Serão atendidos alunos e professores das escolas de educação básica e EJA atendidos pelo projeto ou encaminhados pelas escolas da Prefeitura de João Pessoa.