Encontro

Secretários da Prefeitura de João Pessoa recebem ministro do TCU e discutem governança, integridade e gestão de risco

01/06/2023 | 15:00 | 622

Temas cada vez mais comuns na rotina de trabalho das secretarias da Prefeitura de João Pessoa, como governança, integridade e gestão de risco, foram assuntos de encontro de secretários da gestão municipal com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, no final da manhã desta quinta-feira (1). O ministro está na capital paraibana para participar do encontro da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que inicia esta tarde, tendo como anfitrião o prefeito Cícero Lucena, no Centro de Convenções.

“É muito importante a Prefeitura de João Pessoa ter este olhar e preocupação com o planejamento e governança para priorizar de forma eficiente o que de fato otimiza os resultados. Este planejamento e avaliação auxilia o prefeito na tomada de decisões, então toda gestão precisa ter foco no planejamento e na integridade”, afirmou o ministro Augusto Nardes.

De acordo com Brunno Sitônio, secretário de Finanças, a Prefeitura de João Pessoa tem fortalecido durante a atual gestão esta política de boas práticas de controle interno e governança. “O foco em melhorar cada vez mais e planejar melhor o futuro é uma marca desta gestão, o que me deixa muito esperançoso com o que vem sendo produzido, por exemplo, a partir do Farol e da nova Secretaria de Integridade, Governança e Prevenção à Corrupção”, destacou.

Durante o encontro, realizado na Secretaria de Finanças (Sefin), também esteve presente o secretário executivo de Integridade, Governança e Prevenção à Corrupção, Kleber Marques, e a secretária executiva de Saúde, Janine Lucena, onde discutiram sobre a implementação do programa Farol na Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Já a secretária executiva de Saúde, Janine Lucena, destacou a importância do Farol para a Secretaria Municipal de Saúde. “Com o Farol, nós vamos ter toda a análise do quadro situacional, será feito um raio X geral da Secretaria, analisando os riscos, para que, a partir daí, a gente possa tomar decisões mais acertadas, fazer o planejamento e acompanhar a execução. Não tenho dúvidas que a implementação do Farol só vai trazer benefícios reais, tanto na parte de fluxo de trabalho, como também no final, para os usuários, que é a nossa maior intenção “, declarou.

Pular para o conteúdo