Integração

Secretário Municipal de Saúde participa de eleição da nova mesa diretora da Comissão Intergestores Regional

19/01/2023 | 15:30 | 1016

O secretário de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira, participou, na manhã desta quinta-feira (19), da reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR). O encontro aconteceu no auditório do Conselho Municipal de Saúde em João Pessoa onde, na ocasião, foi realizada a eleição da nova mesa diretora que atuará nos próximos dois anos. Foram eleitos Murilo Suassuna (secretário de Saúde de Cabedelo) como presidente e Amanda Pereira Freire de Albuquerque (secretária de Saúde de Caaporã) como vice-presidente da comissão.

“A Comissão Intergestores Regional é composta pelos municípios mais próximos que se interligam e, muitas vezes, necessitam utilizar a rede de outra cidade para ter uma assistência completa. João Pessoa entra na CIR como grande fornecedor de serviços de saúde e todos os municípios da região precisam usar a assistência da Capital. Então, essa interligação é fundamental para que nenhum cidadão fique sem assistência, mesmo que sua cidade não tenha o serviço que ele precisa. João Pessoa está sempre em contato com as cidades da sua vizinhança para que todos ganhem no quesito saúde”, revelou Luis Ferreira.

A reunião contou com a participação dos secretários municipais de 09 dos 14 municípios que compõem a Primeira Região de Saúde do Estado da Paraíba. Todos esses municípios possuem pactuação para atendimento na rede de saúde de João Pessoa.

O novo presidente da CIR, Murilo Suassuna, destacou o papel da comissão no fortalecimento da saúde em cada município. “A CIR tem um papel fundamental para as regiões e necessita estar em constante discussão sobre a legalidade dos processos, das pautas de cada município, da implantação de novas estratégias e cada vez mais precisamos fortalecer e facilitar os fluxos, mostrando tudo isso como uma estratégia maior que seja exemplo para toda a Paraíba”, destacou.

Além da eleição da nova mesa diretora da Comissão Intergestores Regional, foram debatidos fluxos regulatórios e pactuações entre os municípios de Cruz do Espírito Santo, Alhandra, Lucena, Conde, Santa Rita, Caaporã e Cabedelo.

Os integrantes da CIR se reúnem rotineiramente uma vez a cada mês no Conselho Municipal de Saúde de João Pessoa.