Atenção Básica

Secretário de Saúde participa na UFPB de debate sobre o Programa Mais Médicos

07/06/2019 | 18:41 | 1887

D R T . R J .. Ivomar Gomes Pereira.

O secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, participou nesta sexta-feira (7) do Encontro Locorregional do Programa Mais Médicos debatendo sobre a assistência do Programa Mais Médicos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento aconteceu no auditório do Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Durante o encontro, Adalberto Fulgêncio falou sobre a Residência de Medicina da Família e Comunidade de João Pessoa e sua contribuição para o provimento de médicos no município. “A residência tem uma importante contribuição no provimento de médicos na Atenção Primária, pois uma grande parcela dos médicos das equipes de saúde da família é composta por residentes. Então, essa relação do ambiente prático com o ambiente acadêmico é necessária pois formação de um profissional de saúde não pode estar restrita à universidade”, afirmou.

O debate contou com explanações acerca de outros pontos relacionados ao provimento de médicos na Atenção Básica com as participações dos professores da UFPB André Bonifácio, Alexandre Melo e Felipe Proenço, tutor do Programa Mais Médicos na Paraíba.

D R T . R J .. Ivomar Gomes Pereira.

“O programa tem sido fundamental para garantir a presença do profissional médico nas áreas de maior necessidade, principalmente nas periferias de João Pessoa. Portanto, o encontro busca discutir pautas que são importantes, tanto para os médicos quanto para os municípios e aqui na Capital tem sido uma experiência muito importante e reconhecida nacionalmente”, afirmou Felipe Proenço.

Atualmente, a Rede Municipal de Saúde de João Pessoa conta com 1.242 médicos, sendo 184 trabalhando na Atenção Básica e, desses, 82 são residentes e 46 fazem parte do Programa Mais Médicos.

Mais Médicos – O programa foi lançado em julho de 2013 e faz parte de um pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com o objetivo de aperfeiçoar a formação de médicos na Atenção Básica, ampliar o número de profissionais nas regiões carentes do país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde. Os profissionais do programa cursam especialização em atenção básica, com acompanhamento de tutores e supervisores.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) também conta com o Programa de Residência Médica e Multiprofissional que complementa a assistência aos usuários que buscam os serviços públicos de saúde e recebem uma assistência dinâmica e qualificada.

Os profissionais utilizam como cenários de treinamento o Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma), o Hospital Municipal Santa Isabel, Unidades de Saúde da Família, Policlínica, Hospital Municipal Valentina, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).