Abrinq

Secretarias unem forças para que João Pessoa volte a receber prêmio ‘Prefeito Amigo da Criança’

07/04/2022 | 14:35 | 880

O prefeito Cícero Lucena desde que assumiu a gestão tem trabalhado para que a cidade de João Pessoa venha avançando cada vez mais, em todos os aspectos, e para que o Município possa voltar a receber o título “Prefeito Amigo da Criança”. Na manhã desta quinta-feira (7), membros do comitê gestor que vão acompanhar todas as ações voltadas para as crianças e adolescentes da Capital estiveram reunidos no gabinete da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), em Água Fria, para alinhar as ações 2022.

“É um título não do prefeito, mas da cidade de João Pessoa. Quando a gente atinge todos os requisitos, seja na educação, na saúde, no esporte e na segurança alimentar, a Prefeitura acaba ganhando esse prêmio. E o prefeito Cícero Lucena já chegou a receber esse reconhecimento na sua gestão passada”, disse o secretário municipal de Gestão Governamental, Diego Tavares.

O prefeito já assinou o decreto instituindo um Comitê de Apuração do Orçamento de Criança e Adolescente (OCA), para atuar no Programa e tomar conta de todas essas ações voltadas para as crianças, cumprindo as exigências da Abrinq, que é quem faz esse estudo da cidade.

“Vamos continuar unindo forças e fazer com que nossa cidade possa continuar crescendo e avançando. A educação vem passando por uma verdadeira transformação, seja na sua parte de infraestrutura das unidades de ensino, como também de inclusão”, falou a secretária de Educação e Cultura da Capital, América Castro.

Secretarias envolvidas – A Secretaria de Educação vai continuar agindo com a política de educação que o prefeito tem implementado nos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) e nas escolas; dentro da Secretaria de Saúde um olhar especial para as crianças com atendimento e na vacinação preventiva; Já a Secretaria de Esportes vai realizar atividades no contra turno das escolas; no campo da segurança alimentar o olhar será voltado para dentro das unidades de ensino, como também nas Cozinhas Comunitárias através da assistência social; e a Secretaria de Gestão Governamental está sincronizando todas essas ações para que os objetivos possam ser atingidos nos próximos anos.

Também estão envolvidos nas ações, membros dos Conselhos Tutelares e membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa.

“A Prefeitura de João Pessoa já adquiriu o direito de usar o selo da Abrinq, devido as ações já realizadas no ano de 2021. Agora é seguir trabalhando para nos próximos anos recebermos esse título no decorrer da gestão”, explicou a secretária executiva de Educação, Luciana Dias.

Cícero Lucena já foi eleito duas vezes como prefeito ‘Amigo da Criança’ pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Fundação Abrinq, nos anos de 1999 e 2004.