Organização

Secretarias se reúnem para planejar eleição nos conselheiros tutelares de João Pessoa

25/10/2022 | 08:00 | 1463

A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) estará, pela primeira vez, à frente do processo eleitoral que define os novos conselheiros tutelares do Município de João Pessoa. Por isso, o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, João Corujinha, e a secretária de Desenvolvimento Social, Norma Gouveia, se reuniram, nesta segunda-feira (24), para falar sobre a eleição.

O processo eleitoral deve acontecer no início de 2023 e conta com o apoio da Prefeitura de João Pessoa, através da Sedes. Sobre a parceria, Norma Gouveia comentou: “A eleição para conselheiros tutelares da nossa cidade é muito importante para que se garanta a proteção dos direitos de crianças e adolescentes. A parceria entre Sedhuc e Sedes mostra o quanto a gestão municipal está em sintonia, ajudando a fortalecer o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a proteção a quem mais precisa”, disse.

João Corujinha falou sobre sua expectativa para a eleição. “A Sedhuc é uma Secretaria relativamente nova, mas que está desempenhando muito bem suas obrigações. Agora temos mais esse desafio que, com a parceria da Sedes, a eleição vai acontecer de forma tranquila e com a excelência dos anos anteriores”, destacou.

Papel do Conselheiro Tutelar – O conselheiro tutelar atende crianças e adolescentes em situações de violação de direitos. Além de atender e aconselhar os pais ou responsáveis dessas crianças e adolescentes. Os casos podem ser encaminhados ao Conselho, por órgãos como delegacias, hospitais ou escolas que identifiquem qualquer sinal de abandono ou violência por parte de familiares. Ou ainda, por demanda espontânea, quando a família solicita esse acompanhamento.

Em João Pessoa – O Conselho Tutelar atua em diferentes bairros do Município para ter a maior área de abrangência possível. Com unidades nos bairros Mangabeira I, bairro dos Estados, Jardim Luna, João Paulo II, Centro, Cristo e Valentina. E está diuturnamente disponível para atender a população. Para ter acesso aos endereços e contatos de cada Conselho, basta acessar o link https://www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/conselhos-tutelares/