Setembro Verde

Familiares e usuários do Centro Dia da Criança com Microcefalia visitam Parque Arruda Câmara

22/09/2021 | 19:00 | 1328

As equipes do Centro Dia da Criança com Microcefalia promoveram uma experiência bastante especial aos usuários do serviço, na manhã desta quarta-feira (22). Acompanhadas por familiares, as crianças tiveram a oportunidade de visitar o Parque Zoobotânico Arruda Câmara – Bica. O passeio aconteceu em meio às celebrações do Setembro Verde – movimento nacional que dedica este mês para dar mais visibilidade à inclusão social da pessoa com deficiência.

O Centro Dia da Criança com Microcefalia é administrado pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc). Cerca de 50 crianças estão cadastradas atualmente no serviço. Para viabilizar a ida a Bica, os usuários foram divididos em grupos e dias específicos. A última turma fez a visita nesta manhã.

Segundo a coordenadora do serviço, Joseane Taveira Silva, a iniciativa tem o intuito de promover a integralização entre as famílias. “É um momento de lazer, em que as crianças se divertem e seus responsáveis também. Acaba sendo importante e especial para todos”, disse.

Momento de lazer – Maria das Graças de Sousa é avó de Maria Alice, uma das crianças atendidas pelo Centro Dia. Acompanhando a neta durante o passeio nesta quarta, ela revelou a felicidade que estava sentindo em poder usufruir da experiência. “Realmente é uma manhã de lazer, para afastar todo o stress do dia a dia. Só tenho a agradecer a toda equipe por nos oferecer tudo isso. Está sendo uma maravilha”, contou.

Daniele do Nascimento, mãe da pequena Cleane, também definiu a visita à Bica como uma oportunidade para amenizar o cansaço da rotina. “Nossa jornada diária não é fácil. Aqui, a gente pode se reunir com outras famílias, conversar, descontrair um pouco”, acrescentou.

Direitos efetivados – De acordo com a diretora da Assistência Social do município, Benicleide Silvestre, a iniciativa contribui diretamente para o fortalecimento de vínculos dos familiares com o usuário, bem como entre as famílias assistidas pelo Centro Dia da Criança com Microcefalia. “Além disso, precisamos cada vez mais garantir e efetivar os direitos da pessoa com deficiência. Toda criança tem direito ao lazer. E estamos aqui, mais uma vez, tratando da efetivação de direitos”, concluiu.