Trabalho seguro

Prefeito inicia diálogo com músicos e setor da cultura para período de pandemia

25/02/2021 | 16:00 | 901

O setor musical é uma economia extremamente criativa, mas está passando apuros diante da pandemia. Sem shows ou apresentações, que geram aglomeração de pessoas, os músicos buscam alternativas para realizar o trabalho de forma segura. Sensível à situação, o prefeito Cícero Lucena reuniu, nesta quinta-feira (25), representantes da Ordem dos Músicos do Brasil na Paraíba para ouvir as dificuldades e buscar soluções.

Durante a reunião, o prefeito demonstrou o quadro recente da situação da pandemia na cidade, ressaltando as ações que a Prefeitura está colocando em prática, como a ampliação no número de UTIs que, em uma semana foi de 77 para 114, com perspectiva de alcançar 150 nos próximos dias, a aquisição de respiradores e contratação de profissionais para atuarem na linha de frente.

“Nossa preocupação é defender a vida e proteger as pessoas desse vírus. Ao mesmo tempo precisamos manter a capacidade do trabalho para o sustento das famílias. Com diálogo, construiremos soluções possíveis para diminuir os efeitos dessa pandemia também para o mundo artístico”, explicou o prefeito.

O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, ressaltou que a reunião teve como objetivo começar um diálogo com o setor dos músicos, que faz parte de uma cadeia produtiva da cultura. A ideia é dar garantia de manutenção dos shows, dos negócios, das suas atuações, sejam em bares, restaurantes ou pequenos eventos.

“Dentro dessa orientação, numa situação posterior ao decreto da pandemia, haverá um trabalho no sentido de instaurar um protocolo, uma regulamentação bem organizada, sistemática, orientada pela saúde, para que os músicos possam fazer suas apresentações com segurança sanitária e social, para que eles não sejam acusados de estarem fazendo aglomeração e nem perturbados os seus trabalhos”, acrescentou.

Para permitir a atuação dos músicos, será criado um sistema de acompanhamento, monitoramento e orientação para que eles possam se apresentar de maneira segura e tranquila, com a participação da Ordem dos Músicos, Secretaria de Saúde e órgãos governamentais da Prefeitura.

Marcos Rosa, vice-presidente da Ordem dos Músicos do Brasil na Paraíba, afirmou que o encontro e tópicos apresentados foram positivos para esclarecer a situação que levou ao último decreto do prefeito e permitir à classe musical apresentar seu desejo de retornar à atividade com segurança.
“Nós, da OMB, sabemos que saúde e vidas são importantes e por isso iremos preparar, junto à Funjope e outras associações, uma cartilha com protocolos a serem seguidos pelos músicos e o setor de eventos de modo geral. Com o protocolo, iremos retornar à prefeitura e auxiliar, juntos, nas decisões que permitirão o acontecimento de shows e música ao vivo nos locais o mais breve possível”, observou Marcos Rosa.
Ele acrescentou que os eventos musicais agregaram outros profissionais, que são importantes para a economia e o sustento de várias famílias, além das dos músicos.

Leo Meira, conselheiro da Ordem dos Músicos, elogiou a transparência do prefeito Cícero Lucena ao falar sobre a real situação sanitária em João Pessoa e a disponibilidade em ouvir a classe. “Se por um lado, a gente, realmente tem uma perspectiva da pandemia que nos assusta. Por outro, é preciso que se prepare para vivenciar essa situação. O encontro foi algo muito positivo e cabe agora os desdobramentos”, ponderou.

Também participaram da reunião o vice-prefeito Léo Bezerra; o diretor de Culturas Populares da Funjope, Mô Lima; Dida Fialho, que é chefe da Divisão de Música; Antônio Alcântara, diretor de Ação Cultural da Funjope, além de representantes dos músicos.

Pular para o conteúdo