Precipitação de 134mm
Trabalho preventivo realizado pela Defesa Civil evita ocorrências graves com chuva intensa
15/02/2021 | 17:12 | 590
Choveu quase 134 milímetros em 48h na Capital, de acordo com a Defesa Civil de João Pessoa. E a previsão é que a chuva continue de forma moderada nos próximos dias. Com o trabalho preventivo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), não foram registradas nenhuma ocorrência grave, como deslizamentos de barreiras ou famílias desalojadas ou desabrigadas. A Defesa Civil permanece alerta para prestar auxílio à população e disponibiliza o número 0800 285 9020 para quem precisar acionar o serviço.
Segundo Kelson Chaves, coordenador da Defesa Civil, a média histórica para esse período é de 101mm de chuvas. No entanto, a precipitação representa um percentual de 33, 46% do volume acima do esperado para o mês de fevereiro. “Mesmo com fortes chuvas, registramos um número pequeno de ocorrências. As que surgiram foram atendidas pela nossa equipe técnica, que sempre vem buscando solucionar as demandas da população, como orienta o prefeito Cícero Lucena, para manter o cuidado permanente com os moradores”, disse.
Durante o período de chuvas, algumas ocorrências surgiram na cidade, relacionadas principalmente a alagamentos de vias, sendo necessária a intervenção do poder público municipal. Houve elevação do nível dos rios que cortam a cidade, mas sem inundação, resultado de um trabalho preventivo que vem sendo colocado em prática desde o início do ano.
“As ações de desassoreamento e limpeza são fatores importantes na eficiência do escoamento da água, minimizando os riscos eventuais de inundação. Nosso compromisso é trabalhar diariamente para solucionar as demandas e garantir segurança a todos”, enfatizou o titular da Defesa Civil.
As ações são capitaneadas pela Defesa Civil Municipal e contam com o apoio das Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Social (Sedes), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e outras secretarias que podem ser acionadas de acordo com a necessidade.
-
Texto: Rômulo Teodorico
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: Arquivo/SECOM -
Secretarias
defesacivil -
Tags
chuva defesa civil precipitação trabalho preventivo