Solicitações
Teleatendimento da Emlur recebe 10.380 demandas da população em 2021
09/01/2022 | 10:00 | 7924
A população de João Pessoa apresentou 10.380 demandas à Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), no ano de 2021, por meio do setor de teleatendimento. Ao utilizar o número de telefone 0800 083 2425, as pessoas apresentaram solicitações referentes aos serviços de coleta de resíduos de poda (4.434), entulho (1.573), metralha da construção civil (1.130), Cata-treco (847), capinação (543), entre outros.
“A Emlur trabalha para atender todas as solicitações da população. É importante que as pessoas tenham conhecimento sobre como entrar em contato conosco para que possamos melhorar a forma de realização de nosso trabalho nas mais diversas modalidades de limpeza urbana”, pontua o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso.
A poda das árvores é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e, após o serviço, a Emlur faz a coleta dos resíduos. O recolhimento é de segunda-feira a sábado e feito em todos os bairros de João Pessoa mediante programação definida pelas demandas da população. No acumulado de janeiro a novembro de 2021, a Emlur coletou 9.365 toneladas de resíduos de poda.
Outro serviço com bastante demanda foi o recolhimento de entulho (1.573), incluindo vistoria (875), denúncia (599) e coleta (99). Os agentes de limpeza recolheram 115.824 toneladas de entulho, no período de janeiro a novembro do ano passado.
Metralha – Em 2021, foram apresentadas 1.130 demandas referentes à metralha da construção civil. O superintendente da Emlur explica que o recolhimento da metralha é de responsabilidade dos particulares. “Quando a quantidade de metralha é de até 12m³, o proprietário do imóvel pode contratar o serviço de recolhimento com a Emlur, por meio da Divisão de Comercialização, ou com empresa privada”.
Quando as obras geram resíduos superiores a 12m³, é necessário apresentar à Emlur um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), realizado com empresas especializadas no serviço, que devem fazer o correto descarte.
Terrenos – Ainda referente a esse período do ano passado, a Emlur recebeu 631 denúncias de resíduos em terrenos. O superintendente da Autarquia, Ricardo Veloso, enfatiza que todo proprietário de terreno não edificado ou não habitado deve mantê-lo limpo, drenado e capinado, conforme determinam o Código de Posturas do Município e o Regulamento de Limpeza Urbana de João Pessoa (Decreto Municipal nº 3.316/1997).
Também é dever do proprietário evitar que o terreno seja utilizado como depósito irregular de resíduos. Caso isto ocorra por ação de terceiros, a responsabilidade pela limpeza é dele. O descarte irregular de resíduos sólidos nas ruas e terrenos públicos ou privados também é um ato ilícito e punível com multa.
Teleatendimento – A população pode entrar em contato com a Emlur para apresentar demandas por meio dos telefones 0800 083 2425, 3214-7628 e 3214-7660. Ao fazer o contato, será aberto um protocolo, cujo número será enviado ao e-mail do solicitante. A partir daí, ele poderá acompanhar a resolução da demanda.
-
Texto: Thadeu Rodrigues
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: Carlos Nunes -
Secretarias
emlur -
Tags
0800 2021 demandas emlur limpeza urbana população solicitações teleatendimento