Regulação Itinerante

USF Mumbaba otimiza atendimento e diminui fila de espera dos usuários por consultas e exames

01/02/2022 | 19:00 | 959

A Prefeitura de João Pessoa segue com as atividades do Projeto Regulação Itinerante. Nesta terça-feira (1º), com a presença do prefeito Cícero Lucena, do vice-prefeito Leo Bezerra e da secretária de Saúde, Margareth Diniz, dezenas de usuários foram beneficiados e tiveram seus procedimentos de saúde liberados com uma maior rapidez pela unidade de saúde da família de Mumbaba.

O prefeito Cícero Lucena registrou o esforço que toda a equipe da Prefeitura de João Pessoa tem tido para garantir a saúde pública com a qualidade que as pessoas precisam. “Estamos informatizando todas as unidades básicas de saúde da cidade para que o atendimento seja mais ágil. Cada paciente terá seu histórico médico registrado de forma digital, encurtando as distâncias e ampliando a assistência que todos precisam”, destacou.

O programa Regulação Itinerante tem como objetivo dar mais agilidade à marcação de consultas, exames e outros procedimentos de saúde, aonde a equipe da Central de Regulação Municipal vai até as unidades de saúde da família para fazer a entrega das autorizações dos procedimentos direto aos pacientes, ajudando a diminuir a fila de espera nos tratamentos das mais variadas patologias.

“Fiquei feliz com a minha consulta, pois achava que ia demorar mais para ser marcada. Agora sei que vou fazer meu tratamento de pele em menos tempo”, destacou a dona de casa Severina Bonfim.

Na semana passada, os primeiros beneficiados pelo Programa foram os usuários da USF Doce Mãe de Deus, no Valentina Figueiredo, e da USF São Rafael, no Castelo Branco. Os cinco Distritos Sanitários de João Pessoa devem receber esse serviço, que agiliza e otimiza a marcação de consultas e exames.

Serviço – A Central de Regulação Municipal é responsável pelo gerenciamento de toda a oferta de procedimentos da rede municipal de saúde e rede conveniada e contratada, adotando o sistema de classificação de risco para a definição das prioridades no acesso a exames laboratoriais e de imagem, bem como consultas de diversas especialidades. Além de João Pessoa, a Regulação Municipal atende, por meio de pactuação, outros 222 municípios da Paraíba.

Lembrando que a porta de entrada para marcar as consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos é a Atenção Básica, por meio das equipes de saúde da família, que encaminham para a Central de Regulação a requisição de agendamento. Em alguns casos, o próprio usuário leva a requisição diretamente para a Regulação, a exemplo de cateterismo, colonoscopia e ressonância com contraste.

O serviço está localizado na Avenida Rio Grande do Sul, nº 1.280, Bairro dos Estados. Os números de telefone para contato são: 3218-9882, 3218-9861 ou 3218-9865. O horário de funcionamento é das 8h às 15h30.