Na atenção especializada
Secretaria Municipal de Saúde discute pactuação dos fluxos assistenciais na atenção especializada
08/04/2024 | 19:00 | 225
A Pactuação dos Fluxos Assistenciais por Referência da Programação da Atenção Especializada em Saúde (PAES) foi tema de um evento, na tarde desta segunda-feira (8), que reuniu representantes do Ministério da Saúde (MS), Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) e dos Conselhos Estadual de Saúde (CES-PB) e Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems).
A cerimônia de abertura do encontro aconteceu na sala de eventos de um hotel na orla da Capital. A pauta de discussões consiste em definir, quantificar e orçar as ações e os serviços de saúde, objetivando a pactuação dos fluxos da atenção especializada. A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa foi representada pelo secretário Luis Ferreira e pela secretária executiva Janine Lucena.
“É importante que tenhamos a noção que essa semana será definidora do nosso futuro assistencial, assim como importante que tenhamos a consciência de fortalecer a saúde de uma forma regionalizada, e aí vem o fortalecimento dos municípios polo. Então, a regionalização e a municipalização da saúde é um marco ou talvez um norte que nós tenhamos que perseguir”, destacou o secretário Luis Ferreira, que considerou o evento como de extrema importância para o futuro assistencial da saúde na Paraíba.
Após serem finalizadas as discussões sobre o tema, será implantado o novo modelo de pactuação da atenção especializada, culminando em uma grande ação que resultará no fortalecimento do SUS no Estado.
-
Texto: George Medeiros
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: George Medeiros -
Secretarias
sms -
Tags
Atenção Especializada CES conselho Estadual de Saúde conselho municipal de saúde Cosems fluxos assistenciais pactuação saúde SMS