Alinhamento das ações

Secretaria de Saúde promove encontro entre coordenação e gerências da Atenção Básica

06/05/2022 | 18:00 | 1462

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, na tarde desta sexta-feira (6), um encontro entre a coordenação e as gerências da Atenção Básica de toda a rede. A reunião teve como objetivo alinhar as ações para a melhoria nos indicadores do programa Previne Brasil e, consequentemente, uma melhor prestação de serviço para os usuários do SUS.

Além dos profissionais da rede, a reunião contou com a presença do secretário de Saúde, Luis Ferreira, e da secretária-executiva, Janine Lucena. “Esse encontro com os gerentes da Atenção Primária mostra a determinação da gestão do prefeito Cícero Lucena em promover uma revolução no atendimento nas unidades básicas. É inserir no trabalho desses profissionais a humanização e o cuidado que a gestão deseja que seja uma prática cotidiana em prol dos usuários”, destacou Luis Ferreira.

O programa Previne Brasil é uma reestruturação do modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde. Esse financiamento, que antes era feito de forma fixa e baseado em dados da população estimada do IBGE, busca hoje estimular o vínculo da unidade de saúde com a população, exigindo uma qualificação desses dados da população, que é a captação ponderada.

“Além dessa captação ponderada, os indicadores de desempenho vêm também fazer uma avaliação das equipes em relação à atenção aos grupos prioritários, definidos em sete critérios que envolvem saúde da mulher, imunização, saúde bucal e doenças crônicas. Nossa reunião busca discutir processos de trabalho que visem à melhoria dos indicadores do Previne Brasil”, explicou Irna Emanuelle, gerente da Atenção Básica da SMS.