Otimização do serviço

Prefeitura dispõe de ambulância exclusiva para transporte de pacientes em tratamento mental

18/05/2023 | 08:00 | 2061

Em uma iniciativa inédita, a Prefeitura de João Pessoa está disponibilizando uma ambulância exclusiva para o atendimento a pacientes assistidos na área específica dos cuidados em saúde mental. O novo equipamento visa à qualidade no atendimento e busca efetiva, melhorando e otimizando as relações de assistência aos usuários do serviço específico.

A ambulância, intitulada de Intercaps, é voltada ao atendimento dos usuários assistidos pelos serviços de saúde mental, a exemplo dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) AD III David Capistrano, Caminhar, Gutemberg Botelho, Cirandar, Unidade de Acolhimento Infantil e Residências Terapêuticas.

Jean Dantas, coordenador da Área Técnica de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-JP), explicou que a ambulância visa proporcionar um atendimento mais rápido, realizado pelos profissionais da enfermagem que compõem a equipe do serviço, de acordo com as atribuições conferidas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). “A finalidade do serviço é promover ao nosso usuário e familiares uma maior segurança e bem-estar, respeitando o vínculo existente no cuidado, que é de grande relevância no tratamento, e acompanhamento daqueles com transtorno mental e usuários de álcool e outras drogas que são atendidos nos nossos serviços”, afirmou.

O transporte é voltado às possíveis intercorrências, facilitando o deslocamento de pacientes até o Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPA). O serviço é acionado pelas equipes dos Caps e funciona de segunda a sexta-feira. O veículo atende demandas específicas, reduzindo o tempo de espera e proporcionando segurança e tranquilidade no deslocamento para os pacientes de saúde mental.

Pular para o conteúdo