Respeito à dignidade

Policlínica Municipal promove Dia de Conscientização sobre violência contra a pessoa idosa

14/06/2023 | 18:30 | 547

A Policlínica Municipal da Pessoa Idosa promoveu, na tarde desta quarta-feira (14), uma atividade pelo Dia de Conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. O evento, que contou com a participação de dezenas de pessoas, objetivou chamar a atenção para os vários tipos de violência praticados contra esse público, que, devido à fragilidade por conta da idade, se torna vítima fácil.

De acordo com a diretora geral da Policlínica Municipal da Pessoa Idosa, Maria José de Andrade, a programação contou com diversas atividades que envolvem grupos terapêuticos de idosos atendidos pelo serviço. A programação também teve a palestra da psicóloga Juliana Ramos, que teve como tema a ‘Violência Contra a Pessoa Idosa, com ênfase na Violência Psicológica e Verbal’.

“Esse ano estamos realizando este momento trazendo informações aos idosos e mostrando para eles os vários tipos de violência que estão expostos, seja ela verbal, física, psíquica, entre outras formas, inclusive o próprio abandono, que consideramos como violência. Muitos idosos nos relatam algum tipo de violência e nós, com nossa equipe multiprofissional, estamos prontos para fazer este acolhimento, amenizando o sofrimento dos nossos idosos”, relatou a diretora.

Acolhimento – Todos os idosos que adentram ao serviço passam por um processo de acolhimento que, através da equipe multiprofissional, vai conhecendo cada usuário e encaminhando para o tratamento específico, com assistência médica, farmacêutica, psicológica, nutricional e de fisioterapia.

Atualmente, a Policlínica Municipal da Pessoa Idosa funciona no prédio anexo ao Hospital Municipal Santa Isabel. O serviço tem mais de 16 mil usuários cadastrados, que podem contar com a assistência em saúde sempre que tiverem necessidade, dentro de cada especialidade. Dentro dos grupos terapêuticos, também são realizadas atividades lúdicas.

“São muitos os relatos de idosos que contam como chegaram ao serviço e como estão atualmente, no tocante à saúde e a qualidade de vida. É muito bom saber que o nosso trabalho na Policlínica resgata vidas por meio do respeito à dignidade e o resgate da saúde de cada um”, pontuou Maria José de Andrade.

Serviço – Para ter acesso às consultas médicas, o cidadão deve procurar primeiramente a sua unidade de saúde da família (USF) de referência para receber o encaminhamento para o atendimento especializado. Já os atendimentos multiprofissionais e grupos temáticos acontecem por demanda espontânea. Ou seja, o usuário pode procurar o serviço diretamente.

A Policlínica da Pessoa da Pessoa Idosa está localizada em prédio anexo ao Hospital Municipal Santa Isabel, na Praça Caldas Brandão, s/n, Tambiá. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para entrar em contato com o serviço, os números de telefone são: 3214-2863 e 3214-2886.