Cuidados

Palestra marca nova fase do projeto de Saúde Mental para servidores no Hospital Santa Isabel

10/08/2023 | 21:30 | 751

Uma nova fase do projeto de cooperação em Saúde Mental, do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), foi implantado nesta quinta-feira (10). O evento foi marcado pela realização de uma palestra, que teve como tema as ‘emoções e seus impactos frente às atividades laborais’.

Direcionada aos servidores da unidade de saúde, a palestra foi ministrada pelo psicólogo Luiz Augusto Mendes, no auditório do Centro de Estudos do hospital. Ele destacou a necessidade de que é preciso conhecer, vivenciar e validar as emoções, para que elas não tragam algum dano para a saúde mental.

“Precisamos escutar, entender que ela é um aviso, que as emoções são respostas do ambiente em que nós estamos e que elas precisam ser validadas. Muitas vezes, a gente precisa viver essas emoções, entender que é necessário ficar triste quando perdemos alguma coisa ou uma pessoa. Isso é um processo normal. E muitas vezes essa emoção está acontecendo de forma desproporcional à realidade. Então, a gente tem que fazer essa avaliação, avaliar nossos pensamentos, comportamentos e trazer essa emoção para um nível mais compatível com a realidade, para evitar dano pra nossa saúde mental”, explicou o psicólogo.

Caixinhas das emoções – Na nova fase, ‘caixinhas das emoções’ estão sendo disponibilizadas nos mais diversos setores do hospital, como unidades assistenciais, UTIs e blocos, onde os funcionários poderão depositar recadinhos mostrando como estão se sentindo a cada dia.

Os recados serão recolhidos quinzenalmente, quando, com base na análise da fala do servidor, será traçado um perfil. O servidor que apresentar necessidade de acompanhamento psicológico, de fazer uma terapia, uma prática integrativa, ele será direcionado e encaminhado para atendimento.

Projeto – O projeto em saúde mental tem o objetivo de oferecer apoio aos profissionais de saúde, como escuta psicológica, acolhida e cuidado em saúde mental, em um ambiente terapêutico e no espaço de práticas integrativas.

Além de atender os colaboradores do Hospital Santa Isabel, o projeto também beneficia servidores da rede municipal de saúde. Ele prevê suporte em vários focos de atuação. Além do espaço terapêutico, através da escuta psicológica, também conta com o auxílio de uma equipe multidisciplinar desenvolvendo práticas integrativas, como auriculoterapia, aromaterapia, cromoterapia, meditação guiada, ventosaterapia, acumpuntura, ioga e massagem.

Pular para o conteúdo