No Espaço Cultural

IV Conferência Municipal de Saúde Mental é aberta e discute avanços e garantias da atenção psicossocial no SUS

27/04/2022 | 20:30 | 1232

Discutir a política da saúde mental como direito. Este é o tema central da IV Conferência Municipal de Saúde Mental, que foi aberta na noite desta quarta-feira (27) em evento no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, com a presença de diversas autoridades.

O encontro, que ocorre até esta quinta-feira (28), é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS-JP), tendo como tema ‘A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS’.

“Esta noite e esta conferência, de forma geral, tem um simbolismo grandioso para todos nós que fazemos a Secretaria Municipal de Saúde e temos como principal objetivo o cuidado da saúde na sua forma integral e completa. Os serviços voltados à saúde mental tiveram alguns avanços nos últimos anos e a nossa meta é valorizá-los ainda mais, tornando-os também uma prioridade da nossa gestão”, destacou o secretário de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira.

Durante a cerimônia de abertura do evento, os usuários do CAPS AD David Capistrano, equipamento vinculado a gestão municipal, fizeram uma apresentação cultural. A mesa de abertura foi composta por representantes do poder Executivo, das secretarias municipal e estadual de Saúde, Ministério Público, Conselhos Municipal e Estadual de Saúde e coordenações de Saúde Mental da Paraíba e de João Pessoa.

Feira Viva – Durante a realização da IV Conferência Municipal, acontece a ‘Feira Viva!’, onde são comercializados itens produzidos pelos usuários dos serviços da Rede de Saúde Mental de João Pessoa. Estão sendo expostos produtos artesanais, de beleza, gastronomia, bolsas, bijuterias, objetos de decoração, entre outros itens. A Feira Viva! acontece, nesta quinta-feira (28), das 8h às17h, no mezanino 2 do Espaço Cultural – em frente ao Teatro Paulo Pontes.

Delegados e propostas – A partir desta IV Conferência Municipal de Saúde Mental, irão ser escolhidos delegados e as propostas que serão levadas à V Conferência Estadual de Saúde Mental, que ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de julho.