Média e alta complexidade

Instituto Cândida Vargas presta assistência humanizada para mães e bebês

01/07/2024 | 19:00 | 79

Construindo um novo conceito relacionado à saúde da mulher e do recém-nascido, o Instituto Cândida Vargas (ICV), administrado pela Prefeitura de João Pessoa, já realizou mais de 9.800 atendimentos no setor de triagem nos primeiros cinco meses desse ano. Referência na Iniciativa Hospital Amigo da Criança, o ICV é um serviço especializado para gestantes, puérperas e recém-nascidos e vem construindo um novo modelo de atenção ao parto e nascimento, baseado no atendimento humanizado.

Em relação aos internamentos realizados entre janeiro e maio de 2024, foram 1.168 no total, como destaca o diretor-geral do ICV, o médico Quintino Régis. “Foram internações eletivas, de recém-nascidos e de urgência. Esses números refletem o comprometimento de nossa equipe em oferecer um atendimento de qualidade e humanizado a todas as mães e bebês que passam por nossa maternidade”, afirmou.

A diretora técnica do ICV, Juliana Soares, destacou o compromisso com o parto humanizado. “Em 2024, já realizamos 2.118 partos de nascidos vivos, reforçando nosso compromisso com um atendimento humanizado e seguro. O parto humanizado é uma prioridade em nossa instituição, proporcionando às mães um ambiente acolhedor e respeitoso”, ressaltou.

Adriana da Silva, moradora de Santa Rita, foi uma das mulheres atendidas e compartilhou a experiência positiva com os cuidados recebidos pela equipe da maternidade. “Cheguei aqui com a pressão quase a 20 e a equipe do Cândida Vargas me acolheu de uma maneira muito especial, como se fosse uma filha. Decidiram fazer o parto, porque minha filha não estava crescendo. Fui para a UTI, depois passei para a enfermaria, de lá para a Mãe-Bebê e agora estou na Mãe Canguru”, contou.

Adriana também mencionou a recuperação da filha. “Minha bebê nasceu com 1.465 gramas, foi para a UTI, depois para a Mãe-Bebê e sua recuperação está sendo excelente. Todos cuidam dela como se fosse filha, com muita educação e carinho. Para mim, foi uma maravilha e me senti acolhida o tempo todo. Só tenho a agradecer, primeiramente a Deus e, em segundo lugar, aos profissionais dessa instituição”, finalizou.

Assistência oferecida – O ICV oferece atendimento especializado de média e alta complexidade em atenção obstétrica e neonatal, de urgência e emergência obstétrica e ginecológica, pré-natal para gestantes de alto risco, planejamento familiar, além de atendimento a adolescentes e mulheres que sofreram violência sexual.

Outro serviço prestado é o Método Canguru, iniciado logo após o nascimento do bebê, onde os pais são treinados a como pegar o recém-nascido e prendê-lo ao corpo. Além dos benefícios, este método tem a vantagem de ser de baixo custo e é usado na recuperação de recém-nascidos com baixo peso.

A maternidade oferece ainda um ambiente com acompanhamento médico, psicológico e social para mães de bebês prematuros ou com patologias que requerem cuidados especiais. Localizada próximo ao ICV, a Casa Mãe Bebê permite que as mães acompanhem de perto o tratamento e recuperação de seus filhos.

O Instituto Cândida Vargas fica localizado na Avenida Coremas, n° 865, bairro de Jaguaribe. O atendimento na maternidade acontece 24h.