Casa Mãe Bebê

Instituto Cândida Vargas discute direitos reprodutivos em Roda de Conversa

13/02/2023 | 16:30 | 426

O Instituto Cândida Vargas (ICV) realizou, na tarde desta segunda-feira (13), mais uma roda de conversa com as usuárias da Casa Mãe Bebê. Desta vez, o assunto abordado foram os direitos reprodutivos. O encontro da próxima semana já foi marcado e irá abordar o tema sobre ‘Violência contra a mulher’.

Alexandre Rosas, assistente social do ICV, fez uma avaliação positiva sobre a roda de conversa. “Hoje, discutimos com as mães da Casa Mãe Bebê sobre saúde reprodutiva e sexual da mulher, os seus direitos e informamos todos os métodos contraceptivos que estão disponíveis na Rede Municipal de Saúde. Elas foram orientadas e tiramos todas as dúvidas. Temos certeza que esse momento foi importante para cada uma delas”, disse.

Na oportunidade, a equipe também ofereceu para as participantes informações sobre os serviços disponíveis no ambulatório do ICV, que oferece desde os exames ginecológicos ao implante de Diu, além de laqueaduras tubárias, que é livre demanda.

Flávia Laurentino, que está sendo acolhida na Casa Mãe Bebê, garantiu que as rodas têm fortalecido seus conhecimentos e pontua a importância em participar. “Essas reuniões são fundamentais. Eu gosto de ouvir, pois é bem interessante e tira muitas dúvidas da gente. As próximas mães que passarem por aqui também vão gostar muito”, contou.

Sobre a próxima temática, a coordenadora do Serviço Social do ICV, Liane Guerra, informou que será sobre a violência contra a mulher. “Serão abordadas as várias formas de violência, a rede de apoio psicossocial e jurídica, unidades de saúde de atendimento e o atendimento às mulheres em situação de violência realizado pela equipe multiprofissional do Instituto Cândida Vargas, referência no Estado”, disse.

Roda de Conversa – A Roda de Conversa se propõe a ser um espaço de apoio e informação para mulheres no pós-parto, abordando os mais diversos temas a partir da Pedagogia Freireana, pautadas nas dimensões da educação popular, prezando pela reflexão crítica, amorosidade, ensino-aprendizagem a partir da criatividade e pela horizontalidade do saber.

São temas que vão desde a importância da permanência para o cuidado com os recém-nascidos em tratamento, bem como regras de convivência neste período de longa convivência e serviços/orientações de cuidado. Estes momentos possibilitam espaços de diálogo entre as usuárias do serviço e a equipe técnica de assistência, permitindo compartilhar de saberes e momentos de expressão e escuta.

Casa Mãe Bebê – É um espaço de fundamental importância no âmbito do acolhimento pós-parto. A casa tem como objetivo acolher as puérperas que se encontram em alta hospitalar, no entanto, os bebês ainda estão internados na Unidade de Terapia Intensiva ou semi-intensiva.