Cinco linhas de cuidado

Hospital Santa Isabel passa a integrar Projeto FortaleceRAS

18/05/2022 | 20:00 | 1082

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) recebeu, nesta quarta-feira (18), a visita da representante do Hospital do Coração (Hcor), Valdenide Santos, articuladora do Projeto FortaleceRas – Fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde. O objetivo da visita foi a apresentação do projeto, que visa o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde (RAS) por meio do apoio a implementação de cinco linhas de cuidados: sobrepeso e obesidade, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica, acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio.

O projeto é uma iniciativa do Instituto de Ensino do Hospital do Coração (LICS/IE/Hcor), em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A iniciativa apóia as cinco linhas de cuidado contidas no projeto na 1ª Região de Saúde do Estado.

De acordo com Valdenide Santos, o Hospital Municipal Santa Isabel fará parte do projeto pelo perfil dos serviços ofertados. “Será muito importante termos o Hospital Santa Isabel participando desse projeto”, ressaltou.

A articuladora do FortaleceRas explicou que o projeto abrange todos os níveis de atenção à saúde, não só a hospitalar. “Atenção primária especializada, urgência e emergência e hospitalar. E o Hospital Santa Isabel está dentro desse recorte hospitalar. Portanto, ele fará parte, assim como outros equipamentos da rede de atenção à saúde”, completou Valdenide Santos.

O Santa Isabel começou a oferecer, desde o final do ano passado, cirurgias bariátricas, procedimento que integra a linha de cuidados de pacientes com sobrepeso e obesidade. “O HMSI recebe o FortaleceRAS com a certeza de implementação dos cuidados pertinentes aos obesos a nível hospitalar e também na atenção e fomento de ações educativas nos equipamentos da Prefeitura de João Pessoa”, ressaltou Adriana Lobão, diretora-geral do Hospital Santa Isabel.

Participantes – Além de Adriana Lobão, outros diretores e coordenadores do Santa Isabel participaram da reunião. Entre eles, o diretor administrativo, Mileno Rodrigues; o coordenador Institucional da Gestão de Pessoal, Ricardo Dellane; e a coordenadora de Enfermagem, Leide Carvalho.

Também integraram o grupo os enfermeiros da Rede de Urgência e Emergência do Estado da Paraíba (RUE), Rúbia Lins e Éric Alves Peixoto. “O Estado é parceiro do Ministério da Saúde na implementação do projeto nos municípios, para fortalecimento das linhas de cuidado”, ressaltou Éric Peixoto.