Tratamento da obesidade

Hospital Santa Isabel faz cirurgia bariátrica em paciente com IMC 82 e fecha ano com 23 procedimentos realizados

19/12/2022 | 20:00 | 2334

Foi realizada na tarde desta segunda-feira (19), com sucesso, a cirurgia bariátrica no paciente com maior Índice de Massa Corpórea (IMC) que o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), administrado pela Prefeitura de João Pessoa, recebeu até o momento. O paciente, um homem, apresentava IMC 82. Com este procedimento, o hospital soma 23 pacientes bariátricos operados só este ano.

A cirurgia, que integra a linha de cuidados de pacientes com sobrepeso e obesidade, durou duas horas e transcorreu sem intercorrências, segundo o cirurgião bariátrico Geraldo Camilo Neto, que coordena o Serviço de Cirurgia Bariátrica do Santa Isabel e chefiou a equipe que realizou a cirurgia.

Após o término do procedimento, o paciente, com quadro de saúde estável, foi encaminhado, por prevenção, para uma das Unidades de Terapia Intensiva do hospital, onde deve permanecer até esta terça-feira (20). A previsão é de que ele deixe o hospital ainda esta semana.

SPA Cirúrgico – O homem operado nesta segunda-feira é o terceiro paciente do SPA Cirúrgico beneficiado com o procedimento, que é feito após a perda de 10% do peso necessário para a intervenção, garantindo um nível maior de segurança na cirurgia.

O SPA Cirúrgico beneficia pacientes inscritos no Serviço Municipal de Cirurgia Bariátrica do HMSI e que possuem dificuldade extrema na perda de peso, um dos pré-requisitos necessários para realização da cirurgia bariátrica.

Durante 29 dias, ele ficou internado no SPA Cirúrgico, instalado no HMSI, onde foi acompanhado por uma equipe multiprofissional, formada por nutricionista, psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos e fonoaudiólogos.

Estão aptos a passar pelo procedimento pessoas com graus 2 e 3 de obesidade, com comorbidades; pacientes com IMC acima de 40, independente da presença de comorbidades; assim como pessoas com IMC de 35, com comorbidades.

A realização para a cirurgia exige todo um preparo, que vai desde um diagnóstico com o cirurgião. A partir da indicação da cirurgia, o paciente é incluído no programa, que é constituído de avaliações multidisciplinares, feitas por vários profissionais, como anestesista, nutricionista, endocrinologista, pneumologista, acompanhamento com psicólogo e assistente social.

Em conjunto, esses profissionais avaliam, preparam, estabelecem metas para o paciente, que é acompanhado pela equipe durante e pós-cirurgia. Até um ano e meio depois do procedimento, o paciente recebe o acompanhamento dessa equipe multidisciplinar.

Pular para o conteúdo