Terapêuticas

Hospital Santa Isabel debate desafios na escolha do tratamento da doença inflamatória intestinal

06/06/2023 | 20:30 | 555

O mês de conscientização e alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais (DII), Maio Roxo, terminou, mas devido à alta prevalência e os contínuos desafios enfrentados no tratamento da doença, as ações educativas e assistenciais envolvendo a patologia continuam no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI). Nesta quarta-feira (7), por exemplo, o Programa Professor Convidado, do Serviço de Residência Médica em Coloproctologia, promove aula sobre os desafios na escolha terapêutica da doença inflamatória intestinal.

A aula, que acontece a partir das 19h30, de forma presencial, no Centro de Estudos (Ceapes) do HMSI, será ministrada pelo médico gastroenterologista Fernando Jorge, membro titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia e do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB).

Programa – O ‘Professor Convidado’ proporciona o melhor da atuali-zação científico-acadêmica para a comunidade médica, beneficiando se-cundariamente toda a população usuária da rede SUS. O programa é uma ação do Serviço de Residência Médica em Coloproctologia do HMSI, coordenado pela médica Shirlane Frutuoso.

É um programa de ensino gratuito, de frequência mensal, com público-alvo voltado para todas as residências médicas da área cirúrgica das várias escolas médicas de João Pessoa e para o internato médico, que são: Cirurgia Geral e Coloproctologia do HMSI, Cirurgia Geral da Secretaria Estadual de Saúde/Hospital Edson Ramalho, Cirurgia Geral do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW/UFPB), além dos internatos da Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança (Famene), Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e Faculdade de Ciências Médicas (FCM).