Pós-cuidados intensivos

Hospital Santa Isabel apresenta ao Ministério da Saúde resultados positivos de projeto de reabilitação

24/07/2023 | 20:00 | 199

Os avanços e as melhorias registrados no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) com a implantação do Projeto de Reabilitação na Síndrome Pós-Cuidados Intensivos foram apresentados, na tarde desta segunda-feira (24), ao Ministério da Saúde (MS). Foi durante videoconferência realizada com a participação de representantes do MS e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).

O Santa Isabel, administrado pela Prefeitura de João Pessoa, foi uma das instituições das regiões Norte e Nordeste que recebeu o projeto, implantado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos maiores centros hospitalares da América Latina e que tem sede em São Paulo (SP).

A iniciativa aconteceu em parceria com o Ministério da Saúde e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), onde, durante seis meses, equipes do Hospital Oswaldo Cruz treinaram e capacitaram equipes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) 4 e da Clínica Médica do HMSI, além do Serviço de Atendimento Domiciliar, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para o cuidado integral e a reabilitação precoce do paciente crônico com síndrome pós-cuidados intensivos.

A apresentação dos resultados positivos do projeto foi feita pela médica Mariana Gama, coordenadora médica da UTI 4. “Otimizamos o fluxo de transição de cuidados entre UTI 4, clínica médica e SAD para devolver os pacientes às suas famílias sem tantas complicações e já iniciando a reabilitação precoce, diminuindo o impacto negativo na qualidade de vida pós-internação”, destacou a profissional durante a apresentação, que marcou o encerramento do projeto.

Por conta do desempenho do HMSI, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, inclusive, usou a unidade de saúde de João Pessoa como referência em um vídeo de divulgação sobre os resultados do projeto, onde destacou os avanços e as melhorias registrados na unidade envolvendo a reabilitação dos pacientes, redução do tempo de permanência hospitalar e promoção da alta segura, além de elogiar a dedicação e o empenho dos profissionais, destacando o ganho notório para a instituição e os usuários.