Segurança do paciente

Hospital Municipal Santa Isabel treina profissionais para transporte seguro de bolsa de sangue

21/07/2023 | 20:00 | 448

Com foco cada vez mais na segurança do paciente, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) promoveu, na tarde desta sexta-feira (21), um treinamento sobre transporte de hemocomponente seguro para motoristas, enfermeiros e técnicos que atuam nos hospitais administrados pela Prefeitura de João Pessoa e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

O treinamento foi ministrado pelo enfermeiro João Orlando Ventura Duarte, especialista em hematologia clínica e hemoterapia, que falou sobre a importância do transporte seguro de hemocomponente para os pacientes. “O objetivo é o transporte seguro dos hemocomponentes, produtos que são feitos através de uma bolsa de sangue. O doador se dirige ao hemocentro, onde se colhe uma bolsa de sangue. Nessa bolsa, a gente produz quatro hemocomponentes, que são plasmas, crioprecipitado, plaquestas e concentrados de hemácias. Os profissionais precisam entender o que são os hemocomponentes para poder transportar de forma correta, porque são células que não podem ser transportadas aleatoriamente”, explicou o especialista.

Durante o treinamento foi repassado aos profissionais os cuidados que eles devem ter durante o transporte do sangue. “O tempo de traslado entre o hospital e o Hemocentro, tanto a ida quanto à volta, a importância da organização das caixas térmicas para que esses componentes sejam conduzidos dentro da temperatura adequada. Esse é o foco maior, para que não haja intercorrências com os pacientes que vão ser transfundidos”, reforçou Orlando Ventura, alertando que se o sangue que o paciente vai receber estiver mal examinado, mal elaborado ou mal acondicionado pode provocar até o óbito do paciente. “Um condutor, enfermeiro e técnico treinados vão conseguir fazer com que o paciente seja transfundido sem maiores ocorrências, com segurança”, completou.

A capacitação, realizada no Centro de Estudos do Hospital Municipal Santa Isabel, foi uma iniciativa promovida pela Agência Transfusional, coordenada por Aline Carvalho; e o Núcleo de Educação Permanente do HMSI, coordenado por Margonia Batista Palitot; com o apoio da Gerência de Enfermagem, coordenada por Leide Carvalho; e o Setor de Transporte, coordenado por Vinícius de Morais.

Pular para o conteúdo