Projeto FortaleceRAS

Hospital Municipal Santa Isabel recebe visita técnica de representante do HCor

17/08/2022 | 19:30 | 899

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), administrado pela Prefeitura de João Pessoa, recebeu, nesta quarta-feira (17), a visita técnica da representante do Hospital do Coração (HCor), Liliane Silvestre, tutora do Projeto FortaleceRAS, que está sendo implantado na unidade de saúde. João Pessoa, que faz parte da 1ª Região de saúde da Paraíba, foi contemplada para receber o projeto no Estado.

Durante reunião, da qual participaram coordenadores e equipe multidisciplinar do hospital, a gestora ressaltou a importância do FortaleceRAS e abordou os passos para apoiar a implementação das cinco linhas de cuidado, que são: hipertensão arterial sistêmica; diabetes mellitus tipo 2; sobrepeso e obesidade; infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral.

Liliane Silvestre destacou o engajamento da gestão municipal e do Hospital Santa Isabel na implantação do projeto. “A receptividade e engajamento da gestão e equipe multiprofissional do Hospital Santa Isabel ao Projeto FortaleceRAS é muito importante e me motiva cada vez mais a desenvolver as atividades de tutoria nesta instituição”, afirmou.

A tutora do FortaleceRAS informou que nas próximas visitas serão abordadas estratégias que podem ser utilizadas para implementação das linhas de cuidado apresentadas, conforme o perfil do HMSI.

Linhas de cuidado – No Hospital Municipal Santa Isabel, por realizar cirurgia bariátrica, serviço oferecido à população desde o final do ano passado, reforçado recentemente com o SPA Bariátrico, a principal linha é a de sobrepeso e obesidade. Mas a unidade de saúde também se encaixa na linha de infarto agudo do miocárdio.

No hospital, estão à frente do projeto, como responsáveis, a enfermeira Aleqsandra Paula dos Santos e a nutricionista Danielly de Moraes Santos Chiappetta. Elas, que integram a equipe do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), contam com o apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), que é coordenado por Margonia Batista Palitot.

“Será de extrema importância o conhecimento e as práticas no cuidar que esse projeto nos proporcionará. O Hospital Santa Isabel recebe esse projeto com bastante entusiasmo e com empenho de efetivar todas as demandas programadas”, ressaltou Aleqsandra Paula.

A nutricionista Danielly de Moraes também destacou a relevância do projeto para o Santa Isabel. “Iremos proporcionar àqueles pacientes com indicação de bariátrica um plano de cuidados com intervenções e fluxos bem estruturados. Os profissionais envolvidos no projeto estão muito receptivos para contribuir para o sucesso do projeto”, disse.

Projeto – O FortaleceRAS é desenvolvido pelo Hospital do Coração  (HCor) – Associação Beneficente Síria, em parceria com Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Departamento de Promoção da Saúde (Depros), Coordenação-geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) e Coordenação-geral de Prevenção de Doenças Crônicas e Controle do Tabagismo (CGCTAB). Também reforçam essa parceria o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (ProadiSUS), triênio 2021-2023.