Tratamento da obesidade

Hospital Municipal Santa Isabel recebe novo grupo de pacientes para cirurgia bariátrica

16/09/2024 | 19:00 | 37

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) recebeu, nesta segunda-feira (16), um novo grupo de pacientes que está iniciando os preparativos para a realização da cirurgia bariátrica, feita na unidade, que é referência no tratamento da obesidade grave.

O grupo foi recebido pela equipe multidisciplinar que integra o Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Santa Isabel, formado por cirurgiões bariátricos, endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, enfermeiros, educadores físicos e psiquiatras.

Durante o encontro do grupo, formado por 23 novos pacientes, o cirurgião bariátrico Daniel Hortiz fez uma apresentação do serviço, falou sobre o procedimento e tirou dúvidas dos pacientes. Outros profissionais que integram o serviço também falaram sobre cada especialidade ofertada durante o processo pré e pós-operatório.

A enfermeira Eva Luna, responsável pela triagem, acolhimento e acompanhamento do grupo durante todo o processo de tratamento, disse que, a partir dessa reunião, os pacientes são encaminhados para as consultas individuais. “Todos já saíram da reunião com consultas agendadas com nutricionistas e endocrinologistas. As demais consultas, com o cirurgião, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, serão agendadas posteriormente. Também serão agendadas consultas com psiquiatras para os pacientes que precisarem”, explicou.

A cirurgia bariátrica faz parte da assistência de alta complexidade oferecida pelo HMSI, que é administrado pela Prefeitura de João Pessoa, aos usuários da Rede Municipal de Saúde. O procedimento é indicado para pacientes que sofrem com obesidade grave e não tiveram sucesso em controle do peso após medidas clínicas, como dieta, atividade física e medicamentos.

Preparação – A cirurgia bariátrica só é feita após uma rigorosa avaliação e todo um processo de preparação do paciente. Para saber se a pessoa se encaixa no padrão indicado, o primeiro passo para o procedimento é a triagem dos pacientes, cujo parâmetro principal avaliado é o Índice de Massa Corpórea (IMC), bem como o levantamento do histórico de saúde. 

Uma vez que o paciente preencha os critérios, ele é encaminhado para a reunião com a equipe multidisciplinar do serviço, onde terá um primeiro contato e assistirá uma série de palestras sobre o procedimento, o preparo e o que esperar do pós-operatório. 

Nem toda pessoa com quadro de obesidade pode fazer uma bariátrica. Além de preencher os critérios de IMC, o paciente também precisará passar por avaliação com a equipe multidisciplinar, que vai preparar o paciente para o processo envolvido no antes e depois da cirurgia. 

Pacientes que apresentem condições clínicas, psicológicas ou físicas que impeçam a indicação da cirurgia poderão ser orientados e encaminhados a tratamentos para suas condições antes de seguir o preparo para a cirurgia bariátrica.

Pular para o conteúdo