Cardiovascular

Hospital Municipal Santa Isabel oferece assistência de alto padrão a vítimas de infarto

21/05/2023 | 11:00 | 752

A Prefeitura de João Pessoa, através do Serviço de Hemodinâmica do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), está mudando a história da assistência cardiovascular, não apenas na cidade de João Pessoa, mas em toda Paraíba. Os pacientes com infarto agudo do miocárdio estão tendo a oportunidade de receber uma assistência especializada de alto padrão, com cateterismo cardíaco e angioplastia coronária com implante de stent farmacológico de forma rápida, segura e efetiva.

“Esse é um trabalho de equipe, que trabalha em sintonia com o objetivo maior de oferecer o melhor para os nossos pacientes. Estamos todos felizes e com expectativa de que o serviço em breve seja ampliado para realização de outros procedimentos, para podermos beneficiar cada vez mais a população”, disse o médico cardiologista Fulvio Petrucci, que coordena o Serviço de Hemodinâmica do Hospital Santa Isabel, aberto em outubro de 2022.

A excelência do trabalho realizado no hospital é elogiada por pacientes e familiares. A aposentada Marli Vieira fez uma angioplastia e afirma que recebeu o melhor atendimento na unidade. “Eu não tenho palavras. Se eu estou viva, contanto, foi graças a equipe que me socorreu. Foram maravilhosos. Quando eu cheguei no Santa Isabel, fui direto para uma sala de emergência e já tinha uma equipe me esperando, onde foi feito todo o procedimento. Foi o melhor atendimento que eu já tive em toda minha vida. Eu nunca tinha visto tanta dedicação pela vida. Os funcionários, a equipe, os enfermeiros, os médicos! Não faltou nada. É uma unidade que está de parabéns”, declarou.

Aos 49 anos, a copeira Maria Madalena da Silva foi atendida no Serviço de Hemodinâmica do Hospital Santa Isabel há duas semanas, onde foi submetida a um cateterismo. A filha dela, Raíssa Ramos da Silva, não poupou elogios pelo atendimento prestado. “Foi tudo ótimo. Minha mãe foi muito bem atendida pela equipe médica. Fez o procedimento que precisava e agora está muito bem. Só tenho a agradecer a todos”, disse Raíssa.

O pizzaiolo José Lourenço da Silva Sobrinho, 61 anos, também elogiou o atendimento recebido no Santa Isabel, onde fez um cateterismo. “Fui muito bem atendido no hospital. Se eu tivesse que colocar uma nota, com certeza daria dez. Eu estou muito bem agora”, afirmou.

Equipe especializada – O Serviço de Hemodinâmica do HMSI conta com equipe formada por médicos hemodinamicistas, anestesistas, enfermeiros, técnicos de raios X e de enfermagem. Este funciona 24 horas, de domingo a domingo, inclusive nos feriados.

Ambulância exclusiva – O setor conta, inclusive, com uma ambulância UTI exclusiva para atender os pacientes, a ‘Ambulância do Coração’. Totalmente equipado para atender os pacientes infartados, o veículo vai até o paciente na UPA em que ele se encontra ou em outra unidade que necessite da assistência municipal e faz a transferência, em tempo hábil, para o Santa Isabel, referência no atendimento de ocorrências cardíacas.

Procedimento – O cateterismo é um exame realizado com o objetivo de detectar a presença de obstruções, ou seja, entupimentos nas artérias do coração. O exame é feito através de uma punção em uma artéria, onde geralmente é utilizada a artéria do braço, como a artéria radial, ou a artéria da perna, chamada de artéria femoral.

Através dessas artérias, são inseridos cateteres que vão até o coração e detectam a presença ou não de entupimentos. Uma vez detectado o entupimento, o paciente é submetido à desobstrução, a chamada angioplastia coronariana. A imensa maioria, quase 100%, necessita da implantação de stents, sendo, então, submetido à angioplastia coronariana.