Ação educativa

Hospital Municipal Santa Isabel lança Cartilha de Segurança do Paciente

17/09/2024 | 20:00 | 54

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) lançou, nesta terça-feira (17), a Cartilha de Segurança do Paciente. O evento acontece no mês em que é celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente, quesito em que o Santa Isabel é reconhecido nacionalmente por suas ações.

O lançamento oficial da cartilha, realizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), ocorreu durante a ação educativa ‘Faça certo, torne seguro’, que teve como tema melhorar o diagnóstico para segurança do paciente. Na ação foram abordadas quatro das seis metas de segurança do paciente preconizadas internacionalmente e que são trabalhadas diariamente na unidade hospitalar. As metas focadas na ação desta terça-feira foram: 1 -Identificação segura do paciente; 2 – Comunicação efetiva; 3 – Medicação segura e 6 – Prevenção de lesão por pressão e quedas.

“A cartilha apresenta, de forma lúdica e acessível, as 6 metas de segurança para os pacientes, familiares, acompanhantes e todos os colaboradores do Hospital Santa Isabel”, explicou a nutricionista Danielly Chiappetta, que coordena o NSP do hospital.

A cartilha foi disponibilizada para os pacientes, acompanhantes, familiares e colaboradores do HMSI por meio de QR Code afixados na entrada de todos os setores do hospital. O exemplar também será impresso.

Toda a ação educativa e a cartilha foram organizadas por Danielly Chiappetta, Patrícia Araruna, Lenice Bernardo dos Santos e Maja Lima, integrantes do NSP. Segundo Maja Lima, foi ‘maravilhoso’ fazer parte da construção da Cartilha de Segurança do Paciente. “É um material didático, lúdico e educativo, que foi compartilhado em todos os setores do hospital, disseminando informações importantes sobre as seis metas de segurança do paciente”, destacou.

Lenice Bernardo dos Santos, que durante a ação abordou a importância da identificação do paciente corretamente para evitar erros de diagnóstico, também comemorou. “Setembro está sendo realmente um mês especial para o Hospital Municipal Santa Isabel”, afirmou.

Setembro Laranja – Os eventos envolvendo segurança do paciente não param por aí. De acordo com Patrícia Araruna, as ações do Setembro Laranja continuam, no próximo dia 26, com atividades no Centro Cirúrgico envolvendo treinamento sobre higienização das mãos.

Certificado da Anvisa – Em 2024, pelo segundo ano consecutivo, o Hospital Municipal Santa Isabel recebeu o certificado de alta adesão às práticas de segurança do paciente concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Administrada pela Prefeitura de João Pessoa, a unidade de saúde busca diariamente garantir mais segurança aos pacientes e profissionais.

Núcleo – O NSP é responsável por promover e garantir a segurança dos pacientes. Suas atividades incluem desenvolver protocolos de segurança, fornecer treinamento, coletar e analisar incidentes, gerenciar riscos, realizar campanhas de conscientização e colaborar com comitês multidisciplinares. O objetivo principal é criar um ambiente seguro, prevenir incidentes e melhorar continuamente a qualidade do atendimento prestado.

Pular para o conteúdo