Alta e média complexidade

Hospital Municipal Santa Isabel atinge marca de 3,5 mil cirurgias em 2022

30/12/2022 | 16:00 | 1010

Especialista em cirurgias de alta e média complexidade, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) realizou 3.532 procedimentos cirúrgicos em 2022, devolvendo saúde e garantindo mais qualidade de vida aos pacientes beneficiados.

Especialidades como cirurgia geral e urologia foram os procedimentos mais demandados. Ao longo do ano foram realizados 1.568 procedimentos na área de cirurgia geral; 455 de urologia; 340 de coloproctologia; 272 de ginecologia; 200 de mastologia; 186 de vascular; 161 de cabeça e pescoço, 122 de mão, entre outras.

Entre os 3.532 procedimentos realizados durante o ano, 876 foram feitos dentro do Opera João Pessoa, maior programa de cirurgias eletivas que a capital paraibana já realizou, beneficiado pacientes adultos e pediátricos, que aguardavam há um tempo pelo procedimento. Das 876 intervenções realizadas, 790 foram de cirurgia geral; 68 de vascular; 10 de cabeça e pescoço; 6 de urologia e 2 de ginecologia.

Entre os usuários que fizeram cirurgias na unidade hospitalar este ano está seu Edson Alves Diniz, de 59 anos, submetido a uma cirurgia de hérnia umbilical. “Deu tudo certo. Com o programa Opera João Pessoa, eu consegui fazer a minha cirurgia”, comemorou.

Quem também comemora a realização de uma cirurgia feita este ano é o aposentado João Eronides do Nascimento, de 62 anos. “É outra vida, eu estou mais novo”, disse, demonstrando, com poucas palavras, sua felicidade. Ele é um dos pacientes beneficiados com a ação ‘João Pessoa Sem Sonda’, que são cirurgias para retirada de sonda vesical, garantindo mais qualidade de vida aos pacientes.

Além de seu João Eronides, já foram beneficiados pacientes que aguardavam há 8 anos, como o aposentado José Benedito Pereira, de 70 anos, que fez a cirurgia agora em dezembro, e seu Pedro Felipe de Sousa, de 83 anos, que, após esperar por 7 anos, finalmente fez a cirurgia em novembro.

Bariátricas – Maior equipamento do município em relação a hospitais, o Santa Isabel também é referência em cirurgias bariátricas, realizadas através do Serviço de Cirurgia Bariátrica da unidade, que faz parte da assistência de alta complexidade oferecida ao indivíduo com obesidade grave.

O último procedimento do ano foi realizado no dia 19, no paciente com maior Índice de Massa Corpórea (IMC) que o hospital recebeu até então.  O paciente, um homem, apresentava IMC 82. Com o procedimento, o último de 2022, o hospital soma 23 pacientes operados.

Entre os pacientes que realizaram cirurgia bariátrica está a servidora pública Adriana Araújo, de 42 anos. Adriana foi a segunda paciente do SPA Cirúrgico, que integra o Serviço de Cirurgia Bariátrica do hospital e que beneficia pacientes que possuem dificuldade extrema na perda de peso, fundamental para realização da bariátrica. A iniciativa faz parte do pré-operatório, para garantir o nível de segurança do procedimento cirúrgico.

Atualmente, 35 quilos mais magra – Adriana fez a intervenção no dia 7 de novembro, a servidora pública ressalta que sua qualidade de vida melhora a cada dia. “Estou muito bem, me recuperei bem, sem nenhuma intercorrência nesses 42 dias e minha expectativa é melhorar mais ainda a minha qualidade de vida, que só vem aumentando. Hoje durmo melhor, não acordo mais com pesadelos por conta da obesidade, de roncar, e espero ter meu filho daqui a dois anos”, comemora Adriana.

Pular para o conteúdo