Projeto RHP

Equipe do Oswaldo Cruz faz avaliação final e elogia avanços no Hospital Municipal Santa Isabel

09/11/2022 | 16:30 | 1276

Representantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos maiores centros hospitalares da América Latina e que tem sede em São Paulo (SP), realizaram a última visita ao Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) esta semana. Durante dois dias, nesta segunda-feira (7) e quarta-feira (9), eles fizeram avaliações relacionadas ao projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como objetivo desenvolver melhorias nas unidades hospitalares.

“Hoje realizamos a avaliação final após 18 meses trabalhando os processos administrativos e assistenciais relacionados à qualidade e segurança do paciente. Nesta visita evidenciamos os processos implantados e registrados na Ferramenta de Avaliação Hospitalar – FAHosp. Esperamos que a equipe siga com todo engajamento e propostas para os anos posteriores”, disse a farmacêutica Tatiana da Silva Francelino, que integrou a equipe do Oswaldo Cruz.

Durante a visita, a equipe visitou diversos setores do HMSI, como centro cirúrgico, unidades de terapia intensiva (UTI), unidades de internação e espaços de equipamentos médicos. Eles se certificaram dos processos que foram implantados na unidade municipal, previstos no Projeto RHP, com foco no Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).

A enfermeira Marcilene José da Silva, que também integrou a comitiva, destacou os avanços encontrados. “Realizei a avaliação final do projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos referente aos processos de enfermagem prestados pelo Hospital Santa Isabel e pude evidenciar os avanços no cuidado com o paciente e a preocupação com a segurança e qualidade. São profissionais que atuam com carinho, dedicação e humanização”, ressaltou.

A equipe do Oswaldo Cruz foi acompanhada, durante a visita, por diversos profissionais do Santa Isabel, entre eles os representantes do Núcleo de Segurança do Paciente; da Gerência de Enfermagem, Leide Carvalho; da coordenadora da UTI cardio São Francisco, enfermeira Grazi Ferreira; da chefe da UTI geral São Lucas, enfermeira Sandra de Lourdes de Lima; da coordenadora do bloco cirúrgico, Karoline Eugênio; e da coordenadora da Clínica Cirúrgica, Kátia Vilar.

A equipe também foi recebida pela diretoria do hospital, representada por Mileno Rodrigues, diretor administrativo do HMSI. O resultado final da avaliação será entregue pelo projeto RHP no dia 19 de dezembro.

Projeto – O Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) é uma ação de intervenção e de instrumentalização em gestão em saúde que desenvolve ações para fortalecer e estimular melhorias nos processos assistenciais, administrativos e gerenciais dos hospitais do SUS. O enfoque é na avaliação e no monitoramento contínuo de processos, na redução de custos e no gerenciamento consciente de recursos humanos e materiais, contribuindo para a qualificação dos trabalhadores da Saúde e da assistência aos pacientes.