Projeto RHP

Equipe do Oswaldo Cruz constata avanços e elogia ações implementadas no Hospital Santa Isabel

07/07/2022 | 19:00 | 1283

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) recebeu, nesta quinta-feira (7), mais uma visita técnica de representantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos maiores centros hospitalares da América Latina e que tem sede em São Paulo (SP). Também integrou a equipe um representante do Ministério da Saúde. Na ocasião, eles elogiaram as ações implementadas no hospital administrado pela Prefeitura de João Pessoa em relação ao projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como objetivo desenvolver melhorias nas unidades hospitalares.

Durante todo o dia, a equipe do Hospital Oswaldo Cruz visitou os mais diversos setores do HMSI, como centro cirúrgico, unidades de terapia intensiva (UTI), unidades de internação e espaços de equipamentos médicos. Eles se certificaram dos processos que foram implantados na unidade, previstos no Projeto RHP, com foco no Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).

A comitiva do Oswaldo Cruz foi composta pela médica Ana Lúcia Acquesta, pela enfermeira Marcilene José da Silva e pela farmacêutica Tatiana da Silva Francelino. O representante do Ministério da Saúde foi Vinícius Lúcio Ferreira, chefe substituto da Seção de Apoio Institucional e Articulação Confederativa da Superintendência Estadual do MS na Paraíba.

“Pudemos constatar, durante a visita da nossa equipe multiprofissional, diversas melhorias propostas dentro do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos. Pudemos evidenciar, na prática, essas melhorias”, afirmou a farmacêutica Tatiana Francelino.

As ações implementadas pelo Hospital Santa Isabel também foram elogiadas pela enfermeira Marcilene José da Silva. “Estamos aqui para ajudar o hospital a melhorar os processos que já possui e criar outros que ajudem ainda mais na segurança do paciente. E nós encontramos muitas melhorias, o que é muito bom”, enfatizou.

Já Vinícius Ferreira, do Ministério da Saúde, elogiou o empenho e a dedicação dos profissionais do Santa Isabel no cumprimento das metas estabelecidas pelo projeto RHP. “O Hospital Municipal Santa Isabel é referência e, acompanhando as visitas, durante todo o triênio do projeto, é perceptível a grande melhoria nos processos de trabalho interno, no empenho da equipe, a dedicação de todos em fazer com que os processos que estão sendo incorporados resultem, de fato, numa melhoria para o tratamento do paciente e dos resultados do hospital em geral. A avaliação não podia ser melhor”, declarou.

No Santa Isabel, os profissionais do Oswaldo Cruz e do Ministério da Saúde foram acompanhados pelos representantes do Núcleo de Segurança do Paciente, a enfermeira Aleqsandra Paula dos Santos; da Gerência de Enfermagem, Leide Carvalho; da líder do projeto dentro do HMSI, a enfermeira Sandra de Lourdes de Lima, que é chefe da UTI Geral São Lucas; da enfermeira Margonia Palitot, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente; pelo cardiologista Gabriel Medeiros, da Diretoria Clínica; e pelos coordenadores de enfermagem.

“Mais uma vez a visita foi positiva, vendo as melhorias que já foram atingidas no Hospital Santa Isabel. Eles pontuaram bem, especialmente, as UTIs e a clínica cirúrgica, nessa área de mudança de processo de trabalho”, comemorou a enfermeira Sandra de Lourdes de Lima.

Aleqsandra Paula dos Santos, integrante do Núcleo de Segurança do Paciente, ressaltou a importância da implementação do projeto no hospital. “O projeto RHP traz para o serviço de saúde do município melhorias, um cuidar e uma assistência de qualidade. Dentro das metas de segurança do paciente, estamos elaborando todos os processos, que vão resultar num cuidar cada vez mais seguro e assistência de qualidade para os pacientes”, destacou.

A visita terminou com uma reunião, da qual participaram diretores e coordenadores do Santa Isabel, entre eles o diretor administrativo, Mileno Rodrigues; o coordenador Institucional da Gestão de Pessoal, Ricardo Dellane; e a diretora multiprofissional, Luciana Dowsley.

Visitas – O encontro desta quinta-feira foi a quarta visita multiprofissional presencial realizada pela equipe do Hospital Oswaldo Cruz no HMSI.

Projeto – O Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) é uma ação de intervenção e de instrumentalização em gestão em saúde que desenvolve ações para fortalecer e estimular melhorias nos processos assistenciais, administrativos e gerenciais dos hospitais do SUS. O enfoque é na avaliação e no monitoramento contínuo de processos, na redução de custos e no gerenciamento consciente de recursos humanos e materiais, contribuindo para a qualificação dos trabalhadores da Saúde e da assistência aos pacientes.